Circuito da Mulher: Ações garantem resultados positivos para a saúde das mulheres deodorenses

Em seis meses, o programa municipal já realizou 92% das citologias previstas para um ano de ações, um número nunca alcançado antes no município

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

Ofertar para as mulheres deodorenses atendimento de qualidade, acesso às consultas e exames e diagnóstico precoce, pensando na reversão de indicadores e das taxas de mortalidades. Esse é o objetivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Saúde, em ofertar os serviços do Circuito da Mulher para as deodorenses.

O Circuito da Mulher foi lançado no município em outubro do ano passado, e em menos de um ano já está trazendo resultados positivos, a exemplo do aumento no número de citologias, diminuição da mortalidade infantil e diagnóstico precoce dos casos de câncer de colo do útero.

De forma pioneira no estado de Alagoas, o Circuito da Mulher realiza diversas ações com as mulheres das Unidades de Saúde de Marechal Deodoro. Com ele, as mulheres, têm acesso às consultas, exames, além de informações sobre as principais doença que atingem, principalmente, as mulheres.

No primeiro semestre de 2017, o número de citologias realizadas no município era de 716. Já este ano, no mesmo período, já foram realizados 1282. O mesmo caso aconteceu com os números de diagnósticos de câncer de colo de útero. Em 2017, somente três casos foram confirmados no início da doença, já em este ano, já foram sete mulheres confirmadas. Com o diagnóstico realizado precocemente, as chances de cura são maiores.

Esses resultados são obtidos por meio de citologias realizadas em mulheres de 25 a 64 anos. Outro fato, é que os números de crianças nascidas vivas de mães com sete ou mais consultas no pré-natal aumentou. No ano passado somente 40% dessas crianças tinham participado de sete ou mais consultas. Já no primeiro semestre desse ano, o número subiu para 52%.

De acordo com o secretário de saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, esses resultados são frutos de diversas ações realizadas pelos agentes comunitários de saúde e as enfermeiras do município.

“Nós iniciamos o circuito da mulher em outubro do ano passado, e comparado ao primeiro semestre no ano passado nossos resultados aumentaram mais que o esperado. Isso é fruto de muito trabalho, realizado pelos agentes de saúde e as enfermeiras das Unidades de Saúde. Nosso intuito é que esse número cresça ainda mais, além disso, mulheres com sessenta anos nunca tinham realizado alguns desses exames, e quando surgiu o programa já teve essa oportunidade”, disse.

Para a diretora de Atenção à Saúde do município, Tânia Queiroz, alguns resultados foram mais que o esperado.

“Nós conseguimos, somente nesse primeiro semestre, aumentar o número de citologias em 92%. Em cinco anos o município nunca tinha conseguido alcançar esse número. Esses resultados também fazem parte dos nossos monitoramentos feitos por meio da plataforma ESUS+. Lá, nós temos todos os dados, e quando a mulher não está frequentando o circuito com frequência, nós conseguimos enviar um agente de saúde para a residência e detectar os motivos pelos quais ela não está realizando os exames e consultas e com isso, levamos a mulher de volta para o circuito”, expôs.

Circuito da Mulher

Mulheres jovens, adultas, gestantes ou mulheres acima de 50 anos podem participar do circuito. Para a realização dos exames, é necessário estar incluída nas faixas etárias. Mulheres com mais de 49 anos irão realizar os exames de mamografia, citologia, testes rápidos, que são os testes de HIV, hepatites A B e C, sífilis e teste de gravidez.  As mulheres com idade abaixo de 49, terão os mesmo atendimentos, exceto a mamografia, que só deverá ser realizada por recomendação médica.

Além do Circuito da Mulher, o município oferta também o Circuito da Gestante e o Circuito da Criança. O Circuito da Gestante funciona quando a mulher realiza o teste de gravidez, que é a primeira ação do Circuito da Mulher, após o diagnóstico positivo ela já é inserida no Circuito da Gestante, e participa de todas as atividades do pré-natal.

Após o parto, as crianças passam a ser acompanhadas até completar dois anos de idade, no Circuito da Criança. Nessa etapa é realizada toda a etapa de vacinações e acompanhamentos necessários da criança.