Vacinação contra Gripe: 34% do público alvo já foi imunizado em Marechal Deodoro

A campanha teve início no dia 23 de abril e segue até início de junho. Dia D foi realizado no último sábado em seis Unidades de Saúde

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

Em Marechal Deodoro, o último sábado (05) foi marcado pelo dia D da vacinação contra a gripe. Organizado pela Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio de equipes da Secretaria Municipal da Saúde, a iniciativa contou com ações em seis unidades de saúde do município.

O dia D de vacinação no município intensificou os serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Massagueira, que deu suporte a Massagueira de Baixo e Ilha de Santa Rita; UBS do Francês; UBS da Barra Nova; UBS José Dias e Terra da Esperança; UBS de Taperaguá, que atendeu Vila Altina e Estiva, além da UBS Estácio de Lima (Posto Central), que deu apoio ao Conjunto Gislene Matheus e Conjunto Eric Ferraz.

Com o objetivo de reduzir internações, complicações e mortes da população considerada mais sensível ao adoecimento, a campanha de vacinação em Marechal Deodoro já atingiu 34,8% dos grupos prioritários. Entretanto, a meta é alcançar a marca 90% até o início de junho.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente que previne três tipos de vírus: H3N2, H1N1 e B. Até agora, dos grupos prioritários para tomar a vacina, 26,3% foram crianças; 52,2% funcionários da saúde; 31,1% são gestantes; 60,5% mulheres de resguardo e 39,9% idosos. A campanha iniciou dia 23 de abril e vai até primeiro de junho.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a todos dos grupos prioritários que ainda não foram se vacinar, devem procurar a sua UBS ou PSF, que estão funcionando em horário especial, das 8h às 16h.

O público que recebe a vacina, são idosos a partir de 60 anos; crianças de 6 meses e menores de 5 anos de idade; gestantes; puérpera de até 45 dias após o parto; trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.