30 / 05 / 18

Arraiá da Primeira Capitá: Ambulantes recebem orientações da Vigilância Sanitária

Durante a reunião, as equipes orientaram os vendedores sobre as normas e garantiram a realização de fiscalizações durante a festividade

Texto: Antônio Carlos Souto | Fotos: Wellington Alves

Visando a qualidade dos produtos e atendimento no Arraiá da Primeira Capitá, a Vigilância Sanitária de Marechal Deodoro realizou uma reunião com todos ambulantes selecionados para trabalhar durante o evento. Durante a reunião, as equipes orientaram os vendedores sobre as normas e garantiram a realização de fiscalizações durante a festividade.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Soares, foram feitas orientações sobre a comercialização, alertas mostrando os deveres e obrigações, além dos grandes benefícios e direitos.

“Nós mostramos a eles [ambulantes] os bônus e os ônus. É importante que eles sigam minimamente as normas da Vigilância Sanitária para que o evento seja um sucesso total. Isso tudo para que o público, os munícipes, os turistas, possam encontrar minimamente aqui as condições sanitárias, e que tenham uma segurança alimentar no evento”, afirmou.

Na reunião, também foram passadas orientações como vestimentas, apresentação ao cliente, o acondicionamento e higienização dos alimentos, armazenamento e a origem dos produtos.

Durante o evento, as equipes de fiscalização estarão supervisionando os ambulantes durante todos os dias de festas, com o intuito de garantir a qualidade e a higienização dos produtos. Caso não seja cumprida as normas, o ambulante será notificado e poderá ter dificuldades de participar do credenciamento de outros eventos do município.

Da seleção

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Planejamento, dispôs de um processo público para a abertura de 70 vagas de ambulantes para o São João 2018, gerando mais empregos e renda. No total, foram inscritas mais de 100 pessoas, que foram divididos em quatro grupos de acordo com o tipo de produto comercializado.

O objetivo do edital de seleção pública foi organizar, regulamentar e fiscalizar com transparência a comercialização de alimentos e bebidas durante os festejos juninos de Marechal Deodoro. Os ambulantes cadastrados e aprovados serão divididos em Bebidas e Churrasquinhos; Drinks; Batata Frita e Lanches Diversos.