Prefeitura de Marechal Deodoro inicia curso de Costura nesta segunda-feira (30)

Texto: Sthefane Ferreira/ Fotos: Wellington Alves

A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, iniciou na manhã desta segunda-feira (30) o curso de Costura para 20 deodorenses. O curso tem um período de 30 dias e as costureiras poderão contar com o uso de máquinas industriais.

O curso, realizado em uma parceria da Prefeitura de Marechal Deodoro com o Senai, Federação das Indústrias, Sebrae e o SINDIVEST, acontece todos os dias de segunda a sexta, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, sendo das 8h às 17h. De início, as costureiras estão adquirindo conhecimentos sobre meio ambiente, ética e conhecimento das máquinas.

Para fazer parte do curso, as alunas passaram por uma seleção feita pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico. Para participar, foi exigido a comprovação de renda máxima no valor de R$ 900 ou estar desempregada, além de residir em Marechal Deodoro e ter ensino fundamental incompleto.

No curso, as costureiras serão avaliadas de acordo com o desenvolvimento, visto que, a avaliação feita pelo Senai é de acordo com os conceitos que são apresentados na sala de aula.

De acordo com o Superintende de Desenvolvimento Econômico do município, Diego Gaia, este curso foi direcionado para mulheres que tem uma renda baixa e que já tivessem noção básica de costura.

“Nós fizemos uma seleção com cerca de 30 mulheres, mas ao longo da seleção algumas foram desistindo e seguimos com apenas 20. O nosso maior objetivo é fazer com que essas pessoas que já tem noções em máquinas industriais possam se aperfeiçoar ainda mais. Dessa forma, nós conseguimos dar mais dignidade para as famílias deodorenses. Em breve elas terão um galpão que será próprio para o curso”, disse.

Para a costureira Betânia Carvalho, este curso será de grande importância para o trabalho dela, fazendo com que os conhecimentos adquiridos possam garantir uma melhor renda.

“Eu estou bem otimista com esse curso, porque com ele estaremos nos aperfeiçoando e com isso podemos garantir uma melhor renda. Eu sou costureira há mais de vinte anos e nunca tive essa oportunidade, espero que com o curso eu me torne ainda mais capacitada para executar o meu trabalho”, disse.