Prefeito Cacau entrega reforma da Unidade de Saúde do Conjunto José Dias e Terra da Esperança

Após dez anos sem qualquer tipo de manutenção, a nova estrutura conta com sala de citologia,  climatização, ampliação da sala odontológica e novas mobílias

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

20180704112732_img_2650Os moradores do Conjunto José Dias e Terra da Esperança receberam a Unidade de Saúde completamente reformada. A inauguração foi realizada pelo prefeito Cláudio Filho Cacau na manhã desta quinta-feira (08). A nova estrutura conta com a Sala da Mulher, uma sala para a realização de exame de citologia, a primeira do município, além de climatização, ampliação da sala odontológica e novas mobílias.

A unidade de Saúde, que abriga as equipes dos PSF’s do Conjunto José Dias e Terra da Esperança, estava há cerca de 10 anos sem passar por nenhuma manutenção predial. Com a reforma, o prédio recebeu novos espaços e uma nova mobília. O secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, explicou as mudanças.

“A gestão do Prefeito Cacau tem como uma das prioridades o investimento da Saúde. Agora a população pode contar com uma unidade de Saúde com equipamentos novos, pintura interna e externa, novos banheiros e portões, manutenção da rampa de acesso, climatização dos ambientes, troca de telhado, manutenção hidráulica e elétrica, ampliação de muros e colunas de fechamentos. Uma estrutura do jeito que o povo merece”, afirmou o secretário.

O grande diferencial da unidade de saúde, foi a implantação de uma sala de Citologia, nomeada com Sala da Mulher. O espaço tem um designer moderno e acolhedor, onde as usuárias poderão realizar seus exames citológicos com mais tranquilidade, comodidade e humanização.

De acordo com a diretora da Unidade, Maria Edna dos Santos, a comunidade sofria com a precariedade do Posto de Saúde. Ela ainda conta que após o Prefeito Cacau ter visitado a unidade, deu ordem de serviço da reforma.

“Como nós sabemos, aqui era só de aparência, um esqueleto, salas mofadas, faltava de tudo. Na verdade só existia a equipe de trabalho, sem condições nenhuma. A comunidade estava sofrendo. Há mais de dez anos que não se via uma reforma, nem uma pintura. Solicitamos aqui a presença do prefeito do Cacau e ele atendeu o pedido. Hoje estamos aqui com esse posto todo reformado”, afirmou.

O primeiro dia de funcionamento da unidade após a reforma já trouxe diversos benefícios para a comunidade. Durante o dia, foram realizados 80 exames de Ultrassons e 40 exames de citologias.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, garantiu o acolhimento e o investimento na pasta da Saúde durante toda sua gestão. Ele ainda garante a qualidade no atendimento.

“Vocês estão vendo a porta fechada desse posto de saúde, mas não é porque está parado, é que agora ele está todo climatizado, com uma estrutura digna e com respeito ao povo. Estamos investindo na saúde, no atendimento. Antes havia atendimento para “A” e “B”, e havia o “C” que ficava de fora. Na minha gestão, a saúde é para todos. A reforma da unidade faz parte de uma série de ações do Programa Municipal “Saúde Pra Já”. Já foram reformados PSF da Santa Rita, de Taperaguá, das Pedras, do Barro Vermelho e agora chegamos na José Dias e Terra da Esperança”, afirmou.