Prefeito Cacau autoriza retomada das obras da Creche do Conjunto Terra da Esperança

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

20180704114842_img_2730A obra foi iniciada em 2015 e, após seis meses, foi abandonada pela empresa responsável e pela antiga administração do município. De acordo com informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a construção da creche estava aproximadamente 80% concluída e com recursos liberados, um valor de quase R$ 800 mil reais.

Como não havia vigilância, o prédio foi depredado e o percentual de obra reduziu para 43%, conforme atestado por técnicos do FNDE, após vistoria realizada na creche. A obra, que tem previsão de ser entreguem em quatro meses, está orçada em R$ 1,4 milhões. Para retomar as obras, a Prefeitura está investindo, em recursos próprios, aproximadamente R$ 900 mil reais, o que equivale a 80% da construção, para chegar ao nível de quando foi abandonada. O restante dos recursos serão do FNDE.

A creche faz parte do programa Pró-infância (Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil), do Governo Federal, conta com vinte salas e vai atender a 350 crianças dos Conjuntos Terra da Esperança e Gislene Matheus.

Para o prefeito Cacau, a retomada da obra é um sonho não só da comunidade, como da Prefeitura de Marechal Deodoro.

“Não consigo entender como a antiga administração deixou um equipamento público tão importante como este chegar nesta situação. Quantos mil reais foram investidos e depois abandonados. Quantas crianças deixaram de estudar e iniciar um futuro por causa do abandono desta obra. Hoje estamos realizando um passo muito importante com a retomada desta obra”, afirmou.

O secretário de Educação de Marechal Deodoro, Marcelo Beltrão, comemorou a retomada da obra e destacou a importância de uma educação de qualidade na vida das pessoas.

“Quero parabenizar o prefeito Cacau pela luta diária, pela perseverança e por realizar obras importantes para a população. Educação é tudo, e é a garantia da qualidade de vida da população. Esta creche vai dar a oportunidade das crianças da comunidade iniciarem a vida escolar e garantir um futuro melhor para sua família. Em Marechal, com o apoio do prefeito Cacau, educação de qualidade tem sido uma prioridade. Alfabetizar na idade certa para poder dar oportunidade as pessoas e nossos jovens fazerem um nível superior e assim garantir uma renda melhor para sua vida. E isto está sendo feito pelas mãos de um gestor competente como é o Cacau”, disse o secretário.

Nova escola e acesso ao Terra da Esperança

Durante a solenidade, o prefeito Cacau anunciou que será feito uma estrada ligando o Conjunto Gislene Matheus ao Terra da Esperança, para que as crianças possa ir estudar na creche.

Além disso, o prefeito anunciou a construção de uma escola com 12 salas, climatizada, mobiliário novo e uma quadra poliesportiva em um terreno ao lado da creche.  Esta nova escola irá substituir a escola do Povoado Gravataí, dando mais conforto para estudantes e servidores.