NutriSUS: Prefeitura realiza capacitação com equipes que atendem a Educação Infantil

Enfermeiras, agentes comunitárias, coordenadoras dos NEIs, e merendeiras conheceram o programa, na tarde desta segunda-feira (26). Primeiro ciclo do programa terá início no começo de março

Texto: Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

img_2885

Enfermeiras, agentes comunitárias, coordenadoras dos Núcleos de Educação Infantil e merendeiras participaram de uma capacitação sobre o NutriSUS, programa do Governo Federal. A capacitação foi promovida pela Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio de uma ação do Programa de Saúde na Escola (PSE), na tarde dessa segunda-feira (26).

Durante toda a tarde, os participantes puderem conhecer o programa, como funcional e qual seu objetivo junto aos alunos da Educação Infantil.

O NutriSUS é um programa do Governo Federal que usa micronutrientes na alimentação de crianças de 6 a 48 meses, ou seja, as que estão na Educação Infantil, para reduzir anemia e outras carências nutricionais específicas e a participação no pleno desenvolvimento infantil. Esses micronutrientes são introduzidos na alimentação das crianças pelo menos uma vez ao dia. Em marechal, a complementação será incluída na merenda escolar.

Em Marechal Deodoro, o programa será executado em dois ciclos. No primeiro, além da capacitação dos profissionais envolvidos, será realizado reunião com os pais para que eles conheçam o programa e autorizem a participação dos filhos. Em seguida, será realizada a antropometria (peso e altura) das crianças e, por início, o início do consumo do complemento alimentar.

Após um período de consumo dos micronutrientes na merenda, os alunos passarão por uma nova avaliação que apontará quais as evoluções das crianças.

Segundo a gestora do PSE na Saúde, Janaina Almeida, antes a Secretaria de Saúde não tinha dados do NutriSUS e agora estão de fato implantando o programa na escola, para que essa alimentação diminua o número de crianças desnutridas na cidade.

“As crianças só podem ser alimentadas com os sachês do NutriSUS com a autorização dos pais, porque da mesma forma que algumas crianças têm reação com vacinas, também podem ter com o complemento alimentar. Depois desse primeiro ciclo, nós vamos realizar medição e pesagem em todas as crianças que participaram do programa, porque antes não tínhamos dados e por isso vamos começar do início, capacitando todos os envolvidos para termos mais resultados”, explicou.