29 / 01 / 18

Secretaria de Saúde atualiza equipes sobre Hanseníase e Vacinas

Médicos, enfermeiros e odontólogos atualizaram os conhecimentos em Hanseníase e os agentes de saúde, sobre vacinação

Texto: Antônio Carlos Souto

img_8334A Secretaria de Saúde está realizando uma séria de atualizações com os profissionais que atuam em diversas áreas do município. Na última semana, médicos, enfermeiros e odontólogos atualizaram os conhecimentos sobre a hanseníase. Já os agentes de saúde participaram de uma atualização sobre vacinas.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge peles e nervos, podendo acarretar incapacidade física e evoluir até uma deformidade. Durante o encontro, os profissionais da saúde puderam discutir sobre os sintomas, causas e diagnóstico precoce da doença, para poder traçarem um plano de ação.

Em Marechal Deodoro, no ano de 2016, foram diagnosticados 11 casos, desses, cinco deles foram de forma multibacilar, ou seja, em um nível alto de gravidade. Já em 2017, mais seis casos foram notificados.

Todas as discussões e direcionamentos foram ministrados pela professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e representante do Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseniase (MORHAN), Clodis Tavares.

Vacinação

6aa12f0d-c1e6-4561-8e09-0cf566c364bbAinda na última semana, foi a vez dos agentes comunitários de saúde atualizarem os conhecimentos sobre vacina.

O treinamento teve o objetivo de manter os agentes informados sobre os tipos de vacina, identificar no cartão de vacina quais faltam, entre outras coisas.

Apesar dos agentes não serem os administradores das vacinas, trabalho realizado pelos técnicos de enfermagem, é importante que eles conheçam, porque são eles quem monitoram, fiscalizam e identificam a população que precisa tomar as vacinas e encaminha para o PSF quando for necessário.

Além disso, de acordo com o secretário de Saúde Aérton Lessa, o treinamento também foi direcionado ao melhor uso da ferramenta online que os agentes usam durante as visitas