Em 2017 Marechal Deodoro reduziu a mortalidade infantil em 48%

Resultado positivo aconteceu graças a implantação de programas municipais. Em 2016, foi registrado o falecimento de dezessete crianças com menos de 12 meses de vida; em 2017, esse percentual caiu para nove

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Hiarlley Sabino

_mg_1115As ações de investimentos na Saúde pública, no ano de 2017, renderam grandes benefícios aos deodorenses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no primeiro ano da nova gestão, o índice de mortalidade infantil caiu 48% em comparação ao ano de 2016, uma estimativa alcançada graças ao conjunto de ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro.

Em 2016, o município registrou o falecimento de 17 crianças, de um total de 847 nascidos vivos, o que equivale a 20,01%. Já em 2017, o número caiu para nove mortos, de um total de 751 nascidos vivos, resultando 11,9% de óbitos.

Iniciativas na área da saúde como a implantação do ‘Saúde Pra Já’ e ‘Circuito da Mulher’, lançados, respectivamente, em Julho e Setembro de 2017, foram grandes precursores para a diminuição dessas mortes.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Aérton Lessa, essa queda se deu pela implantação de diversos programas municipais e o compromisso do prefeito Cláudio Filho Cacau com a Saúde de Marechal Deodoro.

“É um número muito importante. Alagoas está sempre entre os maiores índices de mortalidade infantil, e Marechal Deodoro conseguiu registrar uma queda significativa. Isso tudo é o resultado da implantação de programas municipais como o Circuito da Mulher, o Saúde Pra Já, entre outras ações desenvolvidas por toda a equipe, que tiveram uma receptividade muito grande das gestantes. Desde o início da gestão, o prefeito Cacau sempre nos deu total apoio”, afirmou o secretário.

Dentro das ações dos programas, o município ampliou o número de consultas Pré-Natal; efetivou o monitoramento das gestantes via SMS permitindo a interação e acompanhamento durante todo período gestacional; otimizou o trabalho dos agentes de saúde com a entrega de Tablets concedendo-os uma maior supervisão das gestantes, inclusive realizando a busca daquelas que não responderam ao chamado das equipes.

imgl7757Além disso, com a informatização das unidades de saúde, as enfermeiras do município puderam ter um maior controle sobre as gestações, especificações e frequência de cada gestante, nutrizes e recém-nascidos. Para a enfermeira Renata Mariele, da UBS da Poeira, todas essas mudanças contribuíram muito para a realização do trabalho com mais qualidade, melhorando os resultados.

“Todo trabalho que vem sendo feito, vem contribuindo para a redução de mortalidade materna e infantil e para identificação precoce de doenças. Antes a gente perdia muitas mulheres com doenças de colo de útero, porque não era identificado. Com o Circuito da Mulher e com os sistemas que foram implantado, a gente tem controle de toda a área. Muita coisa mudou depois da nova gestão. Se tem pré-natal e uma gestante faltou no mês, a gente faz uma busca ativa, identifica a gestante e traz pra gente. Isso facilita muito”, afirmou a enfermeira.

Para 2018, a Secretaria Municipal de Saúde prevê a ampliação dos programas e a implantação de novos sistemas que busquem garantir o acesso da população a saúde pública de qualidade.