Alunos da rede municipal de Marechal Deodoro garantem 50% das vagas na seleção do IFAL

Dos sessenta aprovados nos cursos de Meio Ambiente e Turismo do Campus Mare, trinta são alunos da rede municipal de Marechal Deodoro. Outro cinco estudantes foram aprovados para o IFAL de Maceió

Texto: Izabelle Targino/Fotos: Wellington Alves

img_7014Os alunos das escolas municipais de Marechal Deodoro foram destaque no processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). O resultado divulgado nessa terça-feira (02) apontou que os estudantes deodorenses garantiram 50% das vagas ofertadas para Marechal Deodoro.

Em Marechal Deodoro, o IFAL abriu sessenta vagas, sendo trinta para o curso de Meio Ambiente e trinta para o curso de Guia de Turismo. Destas, trinta serão ocupadas por estudantes da rede municipal de ensino e também da Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Marechal Deodoro. Além disso, outro cinco estudantes deodorenses foram aprovados no IFAL de Maceió.

De acordo com a coordenadora do 6º ao 9º ano da Secretaria Municipal de Educação, Hélia Pinheiro, o resultado foi muito positivo e superou as aprovações da seleção ocorrida em 2016. A coordenadora atribui o grande resultado ao trabalho conjunto realizado pela equipe da Secretaria de Educação.

“Nós ficamos muitos felizes com o resultado da seleção, pois metade dos aprovados são os deodorenses, alunos que estudam em nossas escolas. Além de todo o trabalho realizado em sala de aula pelos professores, nós também atribuímos este excelente resultado ao projeto Preparando para o Futuro. Agradeço ao secretário Marcelo Beltrão pelo apoio,  aos professores envolvidos pela dedicação, e ao prefeito Cacau, por acreditar no nosso projeto”, disse Hélia Pinheiro.

Projeto de reforço escolar

img_7023A aprovação de trinta e cinco estudantes das escolas municipais de Marechal Deodoro em um processo seletivo tão concorrido é resultado de uma série de ações realizadas durante todo o ano pela Secretaria de Educação.

Além do trabalho feito pelos professores em sala de aula e acompanhamento pedagógico nas escolas, este ano os alunos deodorenses tiveram a oportunidade de reforçar os conhecimentos em português e matemática, participando do Preparando Para o Futuro, um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação, que teve objetivo de, além de reforçar o conteúdo para melhorar o desempenho nas escolas, ajudar os alunos interessados a se preparar para a seleção do IFAL.

Para o estudante da Escola Municipal Altina Ribeiro, Weverson Rocha da Silva, aprovado no curso de Meio Ambiente, as aulas do projeto ajudaram muito na sua preparação.

“Nós tivemos um ano muito complicado, mas o projeto veio para nos ajudar muito. As aulas de reforço em português e matemática foram essências. Acho que não passaria se não fosse essa oportunidade”, comemorou o estudante.

O secretário de Educação, Marcelo Beltrão, comemorou os resultados e destacou o trabalho de toda a equipe. Além disso, Beltrão ressaltou a importância da dedicação  e esforço do trabalho dos professores em  sala de aula e os projetos paralelos para que o município tivesse um resultado positivo.

“Nós tivemos uma grande aprovação e isso mostra que estamos no caminho certo quando trabalhamos para fazer uma educação de qualidade, mesmo em um ano que tivemos uma grande enchente que deixou escolas mais de quarenta dias sem aulas. Só da Altina Ribeiro, uma escola que ainda tem uma estrutura mais precária, nós tivemos seis aprovados. Além disso, os primeiros colocados nos dois cursos foram alunos da rede. Então só tenho que agradecer a dedicação dos professores e de toda a equipe, e ao prefeito Cacau, que desde o início da gestão vem tratando a educação como prioridade, apoiando e acreditando nos nossos projetos. Parabéns aos aprovados pela conquista. Ano que vem tenho certeza que vamos aumentar ainda mais o número de aprovados”, disse o secretário.

Confira os aprovados:

Escola Municipal Altina Ribeiro:

Jéssica Pinheiro Silva – Meio Ambiente

Laiane Silva Alves – Meio Ambiente