Conselho da Comunidade: Na última reunião do ano, prefeito faz prestação de contas de ações realizadas

Foram apresentadas as atividades feitas na saúde, educação, assistência social, habitação e infraestrutura

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

img_4830

A Prefeitura de Marechal Deodoro realizou a última reunião do Conselho da Comunidade de 2017. Presidido pelo prefeito Cláudio Filho Cacau, o Conselho é formado por representantes de diversos segmentos do município. A reunião aconteceu no auditório do Conservatório de Música, na tarde dessa terça-feira (19).

Para o prefeito Cacau, o Conselho da Comunidade ajuda bastante na administração do município pois assim ele ouve as demandas e, junto com os conselheiros, busca chegar em um resultado que beneficie a todos.

“Nosso objetivo aqui é mostrar o que foi realizado durante todo o ano. Quero ouvir vocês para que juntos nós possamos pensar em métodos para melhorar ainda mais a nossa cidade. Quando a gente escuta mais, a gente erra menos e é por isso que reuni o Conselho aqui para saber o ponto de vista de vocês sobre as ações realizadas.  Vamos apresentar a prestação de contas e também ouvir as demandas e sugestões dos conselheiros para planejar nossas ações para 2018.”, disse.

Desta vez, a grande pauta da reunião foi mostrar para os conselheiros a prestação de contas das ações feitas durante todo o ano na saúde, educação, infraestrutura, assistência social e na habitação.

Na saúde, foi apresentado o crescimento no número de atendimentos realizados e nos exames, que registrou aumento considerável comparado ao ano de 2016. Já na educação, o prefeito apresentou o Programa Educação é Tudo, que já foi apresentado para os servidores da educação na reunião de prestação de contas.

Na assistência social, foi mostrado a retomada do Programa do Leite e a reativação das Cestas Nutricionais. Já na cultura, foi feito a entrega do Conservatório da Música e a Requalificação do Mercado. Na Superintendência de Habitação foi realizado a entrega de 750 casas no Conjunto Gislene Matheus e 280 apartamentos no Conjunto Eric Ferraz, além do programa Minha Casa Melhor, que na primeira etapa serão entregues 35 casas reformadas após a enchente.

Na infraestrutura, a obra da Rua Mexilhão foi iniciada e já está praticamente em fase final. A rua possui mais de 1 km de extensão e ainda foi incluído uma ligação da Rua Mexilhão com a Rua Estrela do Mar. Além disso, em 2018 será iniciado a Ampliação da Rede de Abastecimento de Água via Rio Niquim, projeto já apresentado em reunião aos conselheiros. A obra é orçada em 18 milhões de reais e vai do Francês até a Tuquanduba, reduzindo assim a falta de água.

O prefeito ainda apresentou o Programa de Estágio, que antes contava com apenas sete pessoas e atualmente a prefeitura conta com 42 estagiários. Ainda foi apresentado a economia no combustível nos carros utilizados pelas secretarias da prefeitura.

Após a apresentação da prestação de contas, foi aberto espaço para os conselheiros para que pudessem dar opinião sobre o que foi realizado no ano, mostrar suas demandas para melhorar os serviços públicos das comunidades, e sugerir ações para o próximo ano.