Prefeito entrega reforma do PSF da Ilha de Santa Rita

O prédio recebeu manutenção nas paredes, pintura, substituição de rede elétrica e hidráulica, ampliação de salas; Além disso, unidade conta com acolhimento humanizado e classificação de risco

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária) / Fotos: Wellington Alves

img_0780A Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta quarta-feira (29), o PSF da Ilha da Santa Rita. A obra, que contou com reforma e manutenção, foi realizada com recursos próprios, tendo um investimento de 130 mil reais.

A antiga estrutura do PSF recebeu manutenção nas paredes, pintura, troca de portas, substituição de rede elétrica e hidráulica, ampliação de salas e reorganização de setores. Além disso, a unidade também recebeu mobília e equipamentos novos.

O PSF, a partir de agora, também passa ter um atendimento mais humanizado e com informatização, como a implantação do prontuário eletrônico e a classificação de risco, que prioriza os atendimentos de acordo com os casos de urgência e emergência.

Para os moradores do povoado, a reforma e manutenção do prédio, foi algo que pôde confirmar o compromisso da prefeitura com a saúde da população deodorense. No total 2.350 pessoas serão beneficiadas com a reforma do PSF.

“Queremos agradecer esse presente que o nosso prefeito está nos dando. Nossa comunidade só tem a agradecer. É de pessoas como o prefeito Cacau que nossa comunidade precisa, por isso só nos resta agradecer”, disse a usuária do PSF e moradora da comunidade, Dona Lála.

Além disso, os agentes de saúde passaram por um treinamento de acolhimento e classificação de risco, para melhor atender a população. O treinamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Secretaria de Estado de Saúde.

O PSF conta com uma série de serviços para serem oferecidos a população, entre eles: consulta médica e odontológica, curativo, farmácia, dispensação de preservativos e contraceptivos, consulta de enfermagem, vacinação, nebulização, teste do pezinho, marcação de exames, aplicação de penicilina, teste de glicemia capilar, entre outros.

Segundo o Secretário de Saúde, Aérton Lessa, entregar o PSF para a comunidade da Santa Rita, é o fruto de muito trabalho e de detalhes em fazer toda a manutenção.

“Nosso compromisso é manter o mesmo padrão durante quatro ou oito anos, é isso que o prefeito Cacau nos cobra. O que estamos inaugurando hoje não é um posto de saúde, mas um novo padrão na saúde deodorense”, disse o secretário.

Para os servidores, as mudanças no PSF e no sistema de atendimento aos pacientes beneficiou ainda mais o trabalho deles.

“Hoje é um dia muito importante para nós, pois estamos com nova estrutura e com um sistema informatizado. Durante meus 25 anos com na área da saúde, nunca vi um trabalho tão bem feito na Secretaria de Saúde como esse. Isso tudo é fruto do compromisso do prefeito com o povo, é graças a ele que podemos usufruir de tudo isso”, afirmou a agente de saúde, Rita de Cássia.

O Prefeito Cacau destacou a importância da saúde na comunidade, e parabenizou o trabalho do Secretário de Saúde e da Diretora do posto.

“Esse é mais um avanço na nossa saúde, mais um compromisso da nossa gestão com os deodorenses. Não importa ter fardamento, computadores se o básico não está sendo feito, se o trabalho não está sendo feito com amor, e nós temos isso nessa equipe, que trabalha incansavelmente para atender bem a população”, disse.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Cacau e o secretário Aérton realizaram a entrega de tablets aos agentes de endemias.

A inauguração foi prestigiada por secretários municipais, lideranças locais, usuários e a comunidade.