30 / 11 / 17

Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove diversas ações de saúde do homem

Novembro Azul: Secretaria de Saúde promove diversas ações de saúde do homem

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde estenderam os horários de atendimentos, passando a funcionar das 13h00 às 20h00

Texto: Sthefane Ferreira (estagiária)

whatsapp-image-2017-11-26-at-17-56-19A Secretaria de Saúde de Marechal Deodoro realizou, durante todo o mês de novembro, ações de prevenção à saúde do homem. As atividades realizadas fazem parte da Campanha Novembro Azul, que se realiza todos os anos. Os homens de todas as comunidades, puderam realizar diversos tipos de exames.

Durante todo o mês, as Unidades de Saúde estenderam os horários de atendimentos, já que muitos homens não tinham oportunidade de ir ao médico. Dessa forma, os PSF estiveram atendendo das 13h00 às 20h00. Algumas unidade realizaram a campanha aos sábados.

Os homens tiveram atendimentos de consulta médica, testes de glicemia, PSA, eletrocardiograma, entre outros, além de palestras. Além disso, as ações da Campanha do Novembro Azul, vão passar a ser continuadas. Dessa forma, os PSF vão aderir um dia a cada mês, de acordo com cronograma escolhido pelas equipes.

Aqueles homens que não puderam participar das atividades da campanha, podem procurar a Unidade de Saúde da comunidade mais próxima da residência e realizar as consultas e exames. Caso não tenha disponibilidade nos horários, é necessário esperar o cronograma de cada PSF.

Segundo a Diretora de Atenção à Saúde, Tânia Queiroz, os homens deixam de procurar as unidades de saúde pelo fato de não ter disponibilidade, por isso foi realizada a flexibilidade do horário durante todo o mês.

“Tivemos um grande número de adesão, eles realmente vieram se consultar e obter os diagnósticos precoces, devido a acessibilidade de horário. Eles ainda puderam participar de palestras que trataram da importância das prevenções e saúde do homem”, disse.