Marechal Deodoro recebe acervo com 43 peças pessoais de Manuel Deodoro da Fonseca

Os objetos, que foram cedidos pelo Museu da República, no Rio de Janeiro, estão em exibição no Museu Casa de Marechal Deodoro

Texto: Antônio Carlos Souto e Sthefane Ferreira / Fotos: Wellington Alves

01-2Conhecida pela cultura, música e história, a cidade de Marechal Deodoro agora tem mais um atrativo para os moradores e turistas. Após um convênio com o Museu da República do Rio de Janeiro, a Casa Museu de Marechal Deodoro passa a ter entre seu acervo objetos pessoais e originais de Manuel Deodoro da Fonseca, o Marechal Deodoro.

A exposição permanente das peças foi aberta na noite da última quarta-feira (15), como parte da programação em comemoração aos 128 anos da Proclamação da República.

Sendo a única região do Brasil a não ter nenhuma peça de Marechal Deodoro, o Nordeste agora possui quarenta e três peças do filho ilustre do município de Marechal Deodoro, cedidas pelo Museu da República. A exemplo de escova de cabelo e de dentes, louças, medalhas, condecorações, entre outros. Marechal Deodoro recebeu acervo com 43 peças pessoais de Manuel Deodoro da Fonseca

Entre as peças de uso pessoal de Marechal Deodoro, estão as condecorações, a exemplo da Cruzeiro do Sul, Ordem de Avis. Estas condecorações foram usadas por ele quando usava uniforme militar. São as peças ímpares e todas originais.

De acordo com o museólogo do Museu da República e responsável pelo translado do material até o município, André Angolo, os 43 objetos retratam três âmbitos da vida e carreira de Manuel Deodoro da Fonseca: a vida pessoal, militar e presidencial.

“Tentamos trazer três partes importantes da vida de Marechal Deodoro. A vida pessoal, com objetos de cunho pessoal, como escova de dente, escova de cabelo, louças, assim como da vida militar, como as medalhas e a espada em que ele, supostamente, teria proclamado a república. Também trouxemos peças que marcaram a vida presidencial dele. Vale muito a pena vir conferir”, afirmou.

O material ficará em exposição por um tempo estimado de até 99 anos, com avaliações de conservação da estrutura e renovação a cada dois anos. A Casa Museu de Marechal Deodoro, fica aberta para visitas todos os dias, inclusive feriados, das 8h às 17h.

01-57O Prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, disse que receber essas peças é uma conquista muito importante do seu governo. Além disso, ele afirmou que, como prefeito, se sente feliz em poder realizar, logo em seu primeiro ano de governo, um feito tão importante para o município.

“Fomos ao Rio de Janeiro alguns meses atrás e conseguimos realizar esse sonho de trazer as peças para engrandecer o acervo que temos na Casa de Marechal Deodoro. Dessa forma, a gente consegue fazer com que Marechal Deodoro realmente seja o polo histórico e cultural do estado de Alagoas. Isso vai abrir as portas para o fortalecimento do turismo e a geração de emprego e renda”, disse o prefeito.