18 / 10 / 17

Circuito da Mulher marca ações do Outubro Rosa na Comunidade do Francês

 

Pela manhã, a programação foi voltada as gestantes, já a tarde, destinada as aniversariantes do mês de outubro

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos: Wellington Alves

_mg_4329As ações do Circuito da Mulher agora chegaram a comunidade do Francês. Durante todo o dia desta quarta-feira (18), as mulheres usuárias do PSF da Praia do Francês, puderam participar de palestras, treinamentos, lanche e brincadeiras com foco no cuidado e promoção a Saúde.

A programação iniciou pela apresentação de alguns assuntos voltados ao Outubro Rosa, prevenção e tratamento de câncer de mama. Após isso, é detalhado o funcionamento do Circuito da Mulher, assim como atividades de alongamento, lanche e palestras sobre o aleitamento materno. Pela manhã, a programação foi voltada as gestantes, já a tarde, destinada as aniversariantes do mês de outubro.

A Coordenadora do Ciclos de Vida, Maria Lucineide da Silva, que também está coordenando o Circuito da Mulher, explicou que o maior objetivo do programa é a prevenção de doenças por meio de exames de citologia, mamografia, teste rápido, etc. Além disso, ela afirma que a comunidade do Francês tem suas especificações.

“A gente tem uma preocupação aqui no Francês, porque muitas usuárias trabalham durante o dia na praia, nós estamos começando o verão, e não podem vir para essas ações. Então as vezes a gente tem um público mais resumido, por exemplo, se for 60 usuárias, a gente só vai ter trintas. Mas estamos em contato sempre, acompanhando essas que não podem vir”, afirmou.

Já o secretário de Saúde, Aérton Lessa, também explicou que o programa está vinculado as ações do Outubro Rosa, e que essas atividades serão realizadas durante todo o ano.

“Em Marechal a gente irá fazer o Outubro Rosa o ano inteiro, e não só esse mês. Em um mês não se consegue atingir todas as mulheres do município. O trabalho de prevenção ao câncer de mama e colo de útero é intensificado nesse mês, mas é preciso um trabalho contínuo de 12 meses”, explicou o secretário.