Ferramenta de monitoramento e combate às doenças causadas pelas chuvas começa a ser usada a partir desta sexta-feira (16)

A partir sexta-feira, os deodorenses serão cadastrados e informados sobre a nova tecnologia e serão realizados os ajustes necessários. Capacitação com os agentes de endemias, de saúde e enfermeiros está em fase final para iniciar os trabalhos na próxima segunda-feira (19)

Texto: Izabelle Targino

sistema-de-monitoramento-2A ferramenta de monitoramento e combate das doenças causadas pelas águas das chuvas, adquirida pela Prefeitura de Marechal Deodoro, começará a ser usada no município a partir desta sexta-feira (16), quando os números dos usuários começarão a ser cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde.  O treinamento com última turma de agentes de endemias e de saúde do município finaliza na tarde desta quarta-feira (14).

O uso da tecnologia faz parte de um pacote de ações que vem sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para acompanhar, prevenir e combater as doenças que podem surgir após a ocasião de enchentes. Além do monitoramento por meio de mensagens, em que a população deve responder as perguntas e não pagará nada pelo envio, os agentes de saúde e endemias, durante as visitas, também já estão distribuindo um material educativo sobre quais doenças podem surgir, quais os principais sintomas e orientações sobre onde procurar atendimento médico.

Durante os treinamentos, agentes de saúde e de endemias recebem todas as orientações necessárias sobre as doenças e sintomas, e também sobre como funciona a nova ferramenta. Todas estas informações serão passadas aos moradores durante as visitas. Além disso, um folder com as informações sobre o funcionamento da ferramenta também está sendo preparado para ser entregue aos moradores.

“Estamos com a ferramenta em uso desde a última segunda-feira e cadastramos alguns números para fazer os testes. Durante as visitas, os agentes vão pegar o contato de, pelo menos, um morador da residência para cadastrar na ferramenta. Mas qualquer cidadão que teve contato com a água das enchentes pode começar a receber as mensagens e, para isso, basta enviar a palavra enchente para o número 28403 e já passa a receber. As mensagens são gratuitas e não precisa ter crédito no celular para enviar”, explicou o secretário de Saúde, Aérton Lessa.

sistema-de-monitoramentoA partir desta sexta-feira, a Secretaria irá realizar o cadastro dos números na ferramenta para iniciar o contato com os moradores. Paralelo a isso, as enfermeiras dos PSFs das regiões também irão iniciar o uso do sistema e esclarecer dúvidas, caso sejam necessários.

“Nossa pretensão é, até o final desta semana, fazer todos os ajustes necessários, finalizar as capacitações para que, na próxima semana, toda a população possa começar a ser cadastrada para começar a interagindo com a ferramenta, nos dando as informações necessárias”, disse o secretário.

A ferramenta consiste em um software de inteligência artificial que monitora a população e leva informações sobre os perigos das doenças de veiculação hídrica. Para a comunicação com os moradores, serão utilizadas mensagens instantâneas que, além de dar dicas, realiza perguntas sobre o estado de saúde dos integrantes da família. Havendo indícios de problemas, as enfermeiras nas unidades de saúde receberão alertas por email, sms e também no sistema de monitoramento para que possam entrar em contato ou enviar um agente de saúde até a residência.