19 / 06 / 17

CRAS oferece curso de Flauta para a comunidade

O curso estimula e prepara crianças e adolescentes para entrar em filarmônicas e abraçar outras oportunidades.

Texto: Antônio Carlos Souto / Fotos:  Hiarlley Sabino

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Marechal Deodoro oferece diversos cursos e programas sociais, e dentre eles, o curso de Flauta, que estimula e prepara crianças e adolescentes para entrar em filarmônicas e abraçar outras oportunidades.

A musicista e orientadora de instrumentos de sopro, Grazielly Conceição, estima que o curso tem o prazo de seis meses, entre os ensinamentos de base e os de instrumento. De início, é ensinando as primeiras notas, as figuras e como se divide as notas musicais. Após isso, é iniciado a prática com a flauta, para que os alunos aprendam como funciona o instrumento e seu manuseio.

Além disso, Grazielly comparou o processo de aprendizado da Flauta com o alfabeto. Ela ainda fala da importância da música e do curso para a abertura de oportunidades no futuro dos alunos.

“É como se fosse o abc. Você aprende o alfabeto para depois aprender a ler. É a mesma coisa com a música, mas como nota. Primeiro você aprende as notas e depois como coloca-las em prática por meio do instrumento. É muito importante as aulas de músicas, porque a criança aprende uma profissão nova, estimula o aprendizado, gera mais oportunidades para entrar em uma filarmônica, pode, mais tarde, servir a polícia, exército, como banda militar, além de fazer amigos”, afirmou.

Para participar, basta apenas o aluno (de maior) ou responsável se dirigir a sede do CRAS, na Baixa da Sapa, e realizar a inscrição. O curso é destino para qualquer criança, adolescente ou jovem deodorense que saiba ler e escrever.

O curso é realizado toda segunda, quarta e sexta-feira, das 09h às 11h ou das 13h às 14h. Todo material de aprendizado é dado pelo curso.