Após término da campanha, Prefeitura continua vacinando população contra a gripe

Texto: Antônio Carlos Souto

Mesmo tendo encerrado na última sexta-feira (09) o prazo nacional de vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Marechal Deodoro está dando continuidade a imunização. A população que ainda não se vacinou, deve comparecer ao posto de saúde mais próximo a sua residência ou procurar o Centro de Especialidades Professor Estácio de Lima (Posto Central), localizado na Rua Ladislau Neto, Centro.

Por conta do estado de calamidade que a cidade entrou durante o último mês, o município de Marechal Deodoro teve que mudar foco de vacinação, para evitar a contaminação de doenças como Leptospirose e Tétano por meio das enchentes e alagamentos. Com isso, a vacinação contra a gripe não conseguiu alcançar apenas 87,7% da população, sendo a meta de 90%.

A prioridade de vacinação é dada para crianças de seis meses a menores que cinco anos; gestantes; mulheres pós-parto de até 45 dias; idosos (a partir de 60 anos); portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, mediante comprovação. As crianças que estão sendo vacinadas pela primeira vez este ano, terão que receber também a segunda dose para que o efeito de imunização seja completo.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a meta geral é imunizar 10,5 mil pessoas, dente elas, 3,7 mil crianças; 600 gestantes; 3,5 mil idosos. As pessoas que tiveram alergia severa a ovo não poderão ser vacinadas.

O horário de vacinação segue das 08h às 17h, em todos os Postos de Saúde do município, com exceção do Posto de Saúde do Barro Vermelho, que foi fechado em consequência da enchente que afetou a unidade de saúde.