Projeto Orla: I Oficina para implantação do projeto em Marechal Deodoro iniciou nesta segunda-feira (15)

Após aprovação, o Projeto Orla oferecerá oportunidades para que a sociedade deodorense se manifeste e conquiste a garantia de acesso ao patrimônio. O projeto abrange tanto a orla marítima quanto a lagunar

imgl1081A I Oficina para a implantação do Projeto Orla em Marechal Deodoro iniciou nesta segunda-feira (15). A oficina, que acontece até sexta-feira (19) no Espaço Cultural Santa Maria Madalena, no Centro da cidade, contou com a participação da população deodorense, representantes dos órgãos envolvidos e gestores locais.

O projeto é uma ferramenta importante de planejamento do uso e ocupação da orla brasileira, visando uma gestão compartilhada entre Governo Federal, administrações estaduais e municipais e a sociedade.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, o Projeto Orla é uma ferramenta que é elaborada de uma forma participativa e é por meio dessas oficinas que a metodologia do projeto é passada para a população. Ele ainda conta quais os próximos passos para que o programa seja implanto no município.

“Depois das oficinas, será feito toda parte técnica e de campo, com as equipes formadas pela população; é elaborado um documento, como se fosse um Plano Diretor da parte costeira, tanto da lagoa quanto da praia. Após isso, haverá uma audiência pública, para ser discutido o projeto e depois de finalizado, é encaminhado para o Ministério de Meio Ambiente para aprovação, e assim implantamos o programa do município”, afirmou.

Caso seja aprovado, o Projeto Orla oferecerá oportunidades para que a sociedade deodorense se manifeste e conquiste a garantia de acesso ao patrimônio que é de todos os brasileiros.

O secretário do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Alexandre Ayres, falou da importância da participação da sociedade no projeto.

imgl1114“Eu costumo dizer que se a gente não tiver o papel preponderante da sociedade, o projeto não vai fincar. Sem a participação da população, a gente não consegue desenvolver. Alagoas se destaca pelas belezas naturais, mas a população alagoana precisa ser educada ambientalmente. Marechal é minha casa, todos sabem disso, e eu fico muito feliz em ter esse projeto sendo desenvolvido aqui”, afirmou o secretário.

Participaram da abertura da Oficina o secretário-adjunto do Patrimônio da União, Reinaldo Redorat; o coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Salomá de Amorim; o representante do IBAMA, Mário Daniel Sarmento; o Superintendente do Patrimônio da União em Alagoas, Victor Soares Braga; o coordenador do Projeto Orla em Alagoas, Victor Almeida; o representante da Capitania dos Portos, Sr. Coelho; além de vereadores e secretários municipais.

Confira a programação completa da Oficina: programacaodaoficinaidoprojetoorla1

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom