Ciclo de Palestras inicia programação de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Marechal Deodoro

Uma caminhada com os estudantes da rede municipal será realizada para marcar o 18 de Maio

imgl1213Iniciando as ações de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Marechal Deodoro, celebrado na próxima quinta-feira (18), a Secretaria Municipal de Assistência Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Tutelar, realizou na manhã de hoje (16), um ciclo de palestra para coordenadores e diretores das escolas públicas do município.

As capacitações iniciaram às 09h, na sede da Filarmônica Santa Cecília, com uma programação repleta de temas voltados ao reconhecimento de situações de abuso sexual e as atribuições da sociedade no combate ao problema.

Dentre as palestras, foram abordadas as temáticas como “A identificação e Consequência de abuso sexual contra crianças e adolescentes”; “Penalidades jurídicas” e o “Papel do Conselho Tutelar e as estatísticas do Município de Marechal Deodoro”.

A psicóloga e palestrante do evento, Marigleice Carvalho, falou da importância de realizar ações e treinamentos para representante escolares, com o foco no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela ainda relatou que o número de vítimas nesses casos vem crescendo no município, tendo que buscar meios para combater o problema.

“A importância desse treinamento é a prevenção! O número de abuso sexual em Marechal Deodoro só cresce, então, é semanal, quinzenal, as denuncias que chegam de crianças e adolescentes que foram vítimas. E na maioria das vezes, nesses casos, a gente não encontra apoio da família, eles preferem defender o abusador. Então a gente escolheu como público alvo a escola, por ser agente de ação e transformação, além de lidar com a criança diariamente”, afirmou.

DIA ‘D’

Na próxima quinta-feira (18), às 14, será realizada uma Caminhada pelo Centro Histórico da cidade, partindo da Escola Municipal Dr. Joviniano de Almeida Rodas, Barro Vermelho, em direção a Orla Lagunar, Centro da cidade. A ação reunirá assistentes sociais, ativistas na causa, professores e alunos da rede municipal de educação.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom