10 / 02 / 17

No verão aumenta a proliferação do Aedes aegypti; Saiba como prevenir dengue, zika e chikungunya

whatsapp-image-2017-02-10-at-1-20-02-pmCom a chegada do verão, aumentam os focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika e febre chikungunya, fazendo com que a população deva ter mais atenção com os meios que podem contribuir para a proliferação do inseto. Pensando em combater isso, a Prefeitura de Marechal Deodoro irá realizar campanhas de conscientização, além de das visitas, diariamente, nas casas deodorenses por meio dos agentes de endemias.

De acordo com Aurenir da Rocha Costa, coordenadora do departamento dos agentes de endemias, o setor está em fase de planejamento de uma campanha de combate ao causador da dengue, zika e chikungunya, durante o verão. “Estamos organizando campanhas agora para o verão e dentre elas está a realização de uma ação em dois dias do carnaval para que as pessoas possam ter consciência de combater esse problema, que é bastante grave”, afirmou.

Febre, fadiga, dor de cabeça, dor nas articulações e músculos, perda de apetite e tantos outros são sintomas de alguém que possa estar com uma das três doenças consequentes do Aedes aegypti. Diante disso, Aurenir explica quais são as primeiras atitudes o paciente deve tomar caso tenha suspeita de algumas dessas doenças.

“Sentiu algo do tipo, procura o posto de saúde mais próximo da sua casa. Essa é a primeira coisa que ele [paciente] tem que fazer, pois o posto serve como ‘Porta de entrada’; Caso persista, deve-se procurar o atendimento 24h ou a Unidade de Pronto Atendimento [UPA] para fazer os exames, todo procedimento, as coletas e identificar realmente qual o problema”, disse a coordenadora dos agentes de endemias.

Diariamente os agentes de endemias visitam os bairros e povoado de Marechal Deodoro. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 07h30 a 11h30 e das 13h às 18h, sempre variando de bairro e casas. É sempre importante frisar que os deodorenses devam atendê-los com bastante respeito e educação, pois ele está ali para contribuir na sua saúde e de toda sua família.

Prevenção

O principal meio de reprodução dos ovos do Aedes aegypti é por meio da água parada, com isso, é preciso não deixar o acúmulo de água, como em garradas, pneus ou quaisquer outros tipos de reservatório, principalmente em dias de chuva. Já para quem cuida de plantas, usar areia ou pó de café nos pires dos vasos e logo depois colocar a água, é uma ótima alternativa, pois a água contida é suficiente para nutrir as plantas sem ser um ponto de depósito dos ovos do mosquito.

Outro problema bastante comum deixa as caixas d’água abertas – excelente reservatório para os ovos do mosquito – tendo que manter sempre a tampa fechada e limpa, preferencialmente, com produtos especializados, assim como poços, cisternas e caçambas que se acumulam água. Também é aconselhada a remoção de folhas, galhos e entulhos em calhas, canos e ralos, pois esses objetos impedem que água escoe e então, se acumula.

Evite cultivar plantas aquáticas, mantenha sempre latas e garrafas emborcadas para baixo, cuide das piscinas com mais frequência e preste bastante atenção ao lixo, pois mesmo que seja, a água acumulada pode gerar a reprodução do mosquito. Essas dicas podem contribuir para a garantia da saúde de sua família e seus vizinhos e você também pode entrar nessa campanha. Ajude a cuidar de nossa cidade.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom