Comissão de Educação Ambiental discute estratégias para implantar coleta seletiva em Marechal Deodoro

Reunião contou com presenças de representantes de catadores e de cooperativas de reciclagem

imgl6753A Comissão de Educação Ambiental da Prefeitura de Marechal Deodoro, formada por integrantes de diversas secretarias, órgãos municipais e representantes dos catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro se reuniu, na manhã desta terça-feira (07), para discutir estratégias para a implantação da coleta seletiva no município. A reunião aconteceu na Colônia de Pescadores.

Durante a reunião, foram discutidas táticas de como fazer educação ambiental no município, a redefinição do papel da Comissão dentro das necessidades da cidade e as prioridades, de ação de acordo com as carências dos catadores do antigo lixão de Marechal Deodoro. O grupo já está se organizando para, junto a Prefeitura, criar e legalizar uma cooperativa no município.

De acordo com Fernando Veras, agrônomo e técnico da SEMMA, a Comissão irá estruturar a formar de coleta seletiva do lixo para dar um maior suporte na montagem e desenvolvimento da Cooperativa dos Catadores de Marechal Deodoro.

“A demanda de material produzido em Marechal Deodoro é muito grande, então é preciso também destinar essa coleta para outras áreas. Então a gente deveria dividir essa coleta seletiva em partes. Uma tem problemas com resto de folhas nas casas, outro tem problemas com os peixes, já a outra tem a questão do óleo. Então estamos estudando formas de dividir isso”, afirmou.

A reunião teve a participação de representantes da MS2 Reciclagem, Superintendência de Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária do município, Colônia de Pescadores, Cooperativa de Catadores de Marechal Deodoro e a Cooperativa de Óleo.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom