Agentes Comunitários de Saúde finalizam curso de capacitação em Marechal Deodoro

imgl6945“Esse é nosso compromisso, capacitar e valorizar o profissional no decorrer de nossa gestão”, com essa fala, a Secretária Municipal de Saúde, Silvia Rejane, encerrou a Capacitação dos Agentes Comunitário de Saúde de Marechal Deodoro, na manhã desta sexta-feira, na Casa de Câmara e Cadeia, localizado próximo a Matriz, Centro da cidade.

Durante o curso, os agentes participaram de aulas desenvolvidas todas as sexta-feira e sábados, na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desde o dia 9 de setembro. No local, também eram realizadas rodas de conversa com discussões de temas correlacionados, produção de cartazes e peças de teatros.

A estrutura de concentração, Niedja Barreto, explica o funcionamento do curso. “O agente de saúde tem que ser profissionalizado. Não pode ser qualquer pessoa. Ele tem que passar por esse curso, que é dividido em três módulos. Esse que encerrou hoje é o primeiro módulo, e ainda virão mais dois módulos, que tudo indica que comece agora em Março. No final, eles [agentes de saúde] se tornarão profissionais, viram uma categoria”, afirmou a também agente comunitária.

Além da secretária de saúde, o encerramento foi marcado pela presença de diretores e coordenadores de departamentos e programas envolvidos. O Vereador Nilson Cabeção também prestigiou o evento. No decorrer da programação, os agentes de saúde realizaram peças teatrais sobre o atendimento e situações que podem ocorrer no dia a dia de trabalho e ouviram os novos direcionamentos dado pela secretária de saúde.

O agente comunitário, Washington Gonçalves, relatou que o treinamento foi e está sendo de extrema importância para o embasamento sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e também para seu lado profissional. Ele ainda garante que sua visão mudou após o curso e fala de como se sentiu diante de toda capacitação.

“Eu estou aqui no município há dez anos, passei quando eu tinha dezoito anos e eu nunca tive um curso técnico comunitário de saúde. Hoje eu vejo o SUS com outros olhos, de coração. Eu acredito que se eu tivesse um embasamento com esse curso, me incluiria, me abriria um leque fundamental para minha visão de ‘próximo’ e minha obrigação como agente comunitário de saúde. Eu estou bastante lisonjeado com o curso, espero que dê continuidade”, afirmou.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom