Secretaria de Saúde discute Planejamento Estratégico com servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

imgl3948A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou no último sábado (21) uma reunião com os servidores da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e outros profissionais da área para a construção do Planejamento Estratégico do ano de 2017. Durante a reunião, foram discutidas as principais dificuldades que a UPA do município enfrenta e quais as formas de solucionar os problemas, além de um treinamento para a realização de um melhor serviço público.

De acordo com a secretária de Saúde, Sílvia Rejane, a reunião foi idealizada com o intuito de ser feito o planejamento estratégico da Urgência e Emergência da cidade para o ano de 2017. Ela ainda afirmou que, diante disso, houve a necessidade de dá uma nova cara a saúde de Marechal Deodoro em acordo com as propostas da nova gestão, que se baseia no acolhimento ao povo e na resolução dos problemas.

“Podemos dizer que nasce uma nova saúde em Marechal Deodoro. Essa reunião foi para que nós possamos trabalhar de forma organizada, aperfeiçoar os recursos e otimizar o tempo pra que a gente possa dar uma melhor resposta a comunidade. É preciso mostrar o novo perfil da cidade, da gestão e a gente não podia fazer isso aleatoriamente, para não perpetuar os erros antigos. Então, convidamos uma enfermeira muito capacitada para ajudar a fazer esse planejamento estratégico”, disse a secretária.

A convidada para contribuir na construção do plano foi a enfermeira e técnica do Estado, Gildenez Vilar da Silva. Com 35 anos de experiência no Hospital Geral do Estado (HGE) e 12 anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ela explicou como é feito o Plano Estratégico e ainda deu conselhos e dicas de acordo com sua experiência no serviço de saúde pública. Além disso, durante a reunião, a enfermeira realizou uma avaliação técnica do atendimento, dos serviços e apresentou estimativas apontadas pela UPA do município.

“A gente tem que fazer a programação anual de saúde, dá o norte do modelo de gestão do atual prefeito e qual o modelo de gestão que ele vai utilizar para a saúde. O planejamento estratégico é ter todos os envolvidos com a assistência, colocando pra gente quais são as dificuldades e quais são as proposta de soluções que eles sugerem. Por isso, o planejamento é participativo, coletivo e ascendente, para que a gente chegue a uma proposta de como queremos trabalhar. Tudo isso é passado para a secretária e ela avalia o que é viável e dá uma resposta para eles posteriormente”, afirmou a técnica do estado.

Além da secretária de Saúde, Sílvia Rejane, e da técnica Gildenez Vilar, a iniciativa contou com a presença de médicos, entre eles, o pai do prefeito Cacau e ex-vereador por Marechal Deodoro, Cláudio Costa, que representou o prefeito. Durante sua fala, o médico aconselhou os servidores presentes e falou do compromisso que tem com a cidade de Marechal Deodoro.

“Eu fui vereador, fui secretário de saúde e o que eu puder fazer por Marechal Deodoro eu faço. Com a experiência que tenho, estarei sempre apoiando o prefeito como médico, como pai e como deodorense, no que for preciso para que esta cidade cresça”, afirmou o ex-vereador.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom