Programa “Juventude Empreendedora” será implantado em Marechal Deodoro

Jovens de 18 a 29 anos serão capacitados para montar seu próprio negócio e contribuir com o crescimento de Marechal Deodoro

IMGL2364A Prefeitura de Marechal Deodoro aderiu ao projeto “Juventude Empreendedora” em uma reunião realizada pelo Prefeito Claudio Filho Cacau, na manhã desta quinta-feira (12), junto ao Secretário Estadual de Trabalho e Emprego, Sérgio Figueiredo, e representantes das empresas atreladas ao projeto. A iniciativa deve valer a partir de Fevereiro e prevê a capacitação de jovens deodorenses para a montagem de planos de negócios e empreendimentos no município.

Idealizado pelo Governo do Estado, o “Juventude Empreendedora” tem o objetivo de capacitar 5 mil jovens alagoanos, de 18 a 29 anos, que concluíram ou estão concluindo o ensino médio, seja em escolas públicas ou privadas de Alagoas. O projeto já é realizado em cidades como Teotônio Vilela, Campo Alegre e na capital, tendo a meta de criar, pelo menos, 500 microempresas nos municípios beneficiados, entre eles, Marechal Deodoro.

Durante a reunião, o prefeito Claudio Filho Cacau, mostrou-se interessado em atrelar o projeto a outras ações da gestão e garantiu o apoio da Prefeitura junto a implantação do programa na cidade. Ele ainda ressaltou a importância do emprego e educação,  da valorização da mão de obra dos jovens deodorenses, e a distribuição da iniciativa nas demais localidades do município, como os canais de Massagueira e Barra Nova.

“A gente precisa dar caminho a essa juventude. Podemos aproveitar a excelente estrutura que temos aqui no prédio onde funcionava o SESI, e também abranger os canais, a Massagueira, Barra Nova. Não podemos concentrar tudo no centro. Podemos também atrelar ao projeto destinado as cocadeiras e artesãs, para que elas, ou filhos, possam empreender. É um início de gestão difícil, precisamos do apoio de todos para que a cidade volte a crescer”, afirmou o prefeito.

COMO FUNCIONA

IMGL2343O programa está previsto para o início de fevereiro, mas as inscrições já podem ser realizadas no site da Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego (http://juventudeempreendedoraal.com.br/). Inicialmente, os jovens receberão aulas onlines de conceitos de informática aplicadas ao negócio, empreendedorismo e elaboração de planos. As aulas são divididas em cinco módulos de 20 horas cada, no período de 10 semana, de segunda a sexta-feira, totalizando 100 horas de formação, em duas horas por dia.

Martha Ferreira, coordenadora de projetos da Wilivros, empresa responsável pela execução do “Juventude Empreendedora”, explica os principais benefícios do programa para a cidade.

“O programa gera produtos, empregos. Vamos dizer que 100 jovens participem do projeto aqui na cidade, desses, 35 decidam montar um negócio, então teremos cerca de 30 a 40 novas empresas em Marechal Deodoro. Todos são capacitados e remunerados por nós. Além disso, vamos dizer que uma família tenha um comércio, caso o filho seja capacitado, ele pode dinamizar com uma visão empreendedora”, explicou.

Ao concluir o programa, 500 alunos serão selecionados após uma avaliação que abordará as notas do curso, perfil empreendedor e qualidade do plano de negócios. Nesta fase, os selecionados serão creditados por meio da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), para montar o seu negócio com o auxílio do SEBRAE e assistência técnica especializada. Os que não foram selecionados, estarão aptos e capacitados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e empreender.

Autor: Assessoria