Músicos deodoreses serão tema de filme documentário produzido pela Globo Filmes e Globo News

Filmagens estão previstas para iniciarem até o final do primeiro semestre deste ano

imgl7156“A gente não escolheu Marechal Deodoro, foi Marechal Deodoro que nos escolheu”, essas foram as palavras do produtor cultural, poeta e jornalista da Globo News, Claufe Rodrigues, que está produzindo o filme documentário “Faz Sol Lá Sim”, abordando a música e os músicos do município de Marechal Deodoro. O nome foi escolhido dando duas referências fortes da cidade: a música e o Sol. Rodrigues explicou o que será abordado no documentário e afirmou que dará destaque também a músicos importantes da cidade e que não são tão conhecidos.

“O documentário vai tratar das bandas filarmônicas, da tradição musical e dos. músicos. É um filme né? Então a gente vai gravar destacando alguns músicos deodorenses e algumas histórias de vida também. Alguns são mais conhecidos como o Seu Zezinho, como o seu Nelson da Rabeca, mas também tem o seu Manoel da Hora que é tão pouco falado mas tem uma história incrível”, relatou o jornalista.

Em entrevista à equipe de jornalismo da Prefeitura de Marechal Deodoro, Rodrigues disse ainda que a ideia de produzir o filme surgiu após uma visita ao município durante a Feira Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR), em 2014. Ele contou que estava na orla lagunar quando se apaixonou ao ver uma das filarmônicas do município desfilando pelas ruas da cidade.

“Eu estava lá quando dobra na esquina aqueles trinta a quarenta músicos marchando, uniformizados, tocando lindamente, e eu ‘nossa, estou tendo uma alucinação, o que botaram nessa bebida?’. Depois caminhando pela cidade a gente começou a ver que tem uma banda de pífano aqui, tem uma dupla alí tocando, o outro ensaiando na porta de casa, o outro na janela fazendo solfejo, e descobrimos uma cidade que tem cinco filarmônicas. A gente tinha que fazer alguma coisa aqui, pensei ‘vamos produzir um documentário’, joguei a ideia e em cinco minutos aprovaram”, afirmou.

Tendo início no ano de 2015, o projeto é um documentário para cinema, que será também exibido em festival e depois entrará na grade de programação da Globo News, podendo ser exibido até no horário nobre do canal e já está em fase avançada de pré-produção. A previsão é que até o fim do primeiro semestre de 2017 já tenha sido produzido uma parte ‘grossa’ das filmagens.

O projeto está associado à Produtora Chaplin Soluções Audiovisuais e foi selecionado para receber patrocínio cedido por uma parceria entre a Globo Filmes e a Globo News. Além disso, o filme conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e o Governo do Estado de Alagoas, e está em também negociação em outras estâncias, tanto de governo quanto de iniciativa privada para uma melhor viabilização do projeto.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom