Agricultores deodorenses poderão fornecer produtos para merenda escolar

whatsapp-image-2017-01-27-at-1-06-39-pm-2As Secretarias Municipais de Educação (SEMED) e de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Aquicultura e Saneamento (SEMMA) realizaram uma reunião com agricultores e produtores da agricultura familiar, na manhã desta sexta-feira (27), no Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, Centro da cidade. Na ocasião, foram discutidas as formas de participação dos interessados em vender seus produtos para a o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Durante a reunião, as equipes responsáveis pelo programa falaram um pouco sobre o PNAE e como a agricultura familiar pode participar do programa, visando adquirir os alimentos produzidos pelos agricultores locais de Marechal Deodoro. A iniciativa também visou garantir a segurança alimentar das crianças, circular o dinheiro investido e facilitar o manejo do programa trabalhando com agricultores locais.

A nutricionista do PNAE na Secretaria Municipal de Educação, Carolina Wanderley, explica que para participar do programa, os interessados devem solicitar a Declaração de Aptidão do Pronaf e apresentar a Secretaria de Gestão, Recursos Humanos e do Patrimônio após ser lançado o chamamento para participar da seleção.

“Primeiro eles têm que ter o DAP, que é a declaração de Aptidão do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], podendo ser jurídico ou físico. Tendo isso, eles podem participar da chamada pública, para que os agricultores possam entrar na seleção e a secretaria possa adquirir o serviço”, afirmou a nutricionista.

Os agricultores que não foram a reunião, poderão participar de uma outra assembleia que será realizada no dia oito de fevereiro, às 9h, na Colônia de Pescadores de Marechal Deodoro, localizada na Rua Dr. Tavares Bastos, Centro da cidade.

Autor: Antônio Carlos Souto/Secom