Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal teve saldo positivo em Marechal Deodoro

Encontro com odontólogos, auxiliares de saúde bucal (ACB) e técnicos da SMS contou com a participação do secretário de Saúde

WhatsApp Image 2016-08-31 at 12.43.58

A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, através da Coordenação de Saúde Bucal, realizou, nesta terça-feira (30), a cerimônia de encerramento da primeira Campanha de prevenção ao Câncer Bucal de Marechal Deodoro, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O encontro com odontólogos, auxiliares de saúde bucal (ACB) e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também contou com a participação do secretário de Saúde, Augusto César Júnior, e serviu para expor o saldo positivo da campanha realizada durante todo o mês de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e bairros do município.

Segundo Augusto Cesar Júnior, que também é odontólogo, o objetivo é buscar maior rapidez no diagnóstico da doença, resultando em menor incidência de casos, agindo de forma preventiva.

“Os nossos profissionais estiveram tirando dúvidas da população, ensinando-os a realizar o autoexame da cavidade bucal, realizando palestras com profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e busca ativa de possíveis casos, com o objetivo da detecção precoce de lesões, aumentando assim a possibilidade de cura”, disse Cesar.

Câncer de boca

O câncer de boca está entre os 10 tipos mais comuns de câncer, apresentando a maior taxa de mortalidade dentre os tumores malignos da região de cabeça e pescoço.

Se descoberto na fase inicial e tratado, as chances de cura chegam a 80% dos casos. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, juntamente com a Coordenação de Saúde, idealizou a campanha.

Por Luciano Pinto/ Relações Públicas-SMS