Secretaria de Infraestrutura realiza trabalho de limpeza no Rio Estiva

Analista ambiental avalia que atividade deve ser realizada a cada seis meses para melhorar no fluxo das águas

Foto: Secretaria de Infraestrutura Limpeza do Rio Estiva

Com o objetivo de desobstruir o canal de navegação utilizado pelos pescadores deodorenses, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realiza – desde o mês de maio – a limpeza  de vegetação invasora no Rio Estiva.

O trabalho está sendo executado por funcionários da Infraestrutura, acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o apoio da Colônia de Pescadores Z-6.

A limpeza de vegetação invasora no Rio Estiva – principal fonte de abastecimento d’água do município – vai desentupir o canal de navegação utilizado por pescadores, ajudar a melhorar o fluxo de suas águas e aumentar o oxigênio e o número de espécies de peixes e crustáceos.

Com o objetivo de desobstruir o canal de navegação utilizado pelos pescadores deodorenses, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realiza - desde o mês de maio - a limpeza de vegetação invasora no Rio Estiva.

De acordo com Cláudio de Melo Lima Filho, analista ambiental, o trabalho de limpeza no rio deve ser feito a cada seis meses para evitar danos ao meio ambiente.

“Considerando o estado anterior à limpeza, observa-se um melhoramento ambiental nos corpos hídricos após a intervenção. Considerando também o período chuvoso, há uma grande importância dessa limpeza para um melhor fluxo das águas nos rios, dessa forma evitando o transbordo (alagamentos) nas regiões mais populosas. Reforço que esta atividade seja realizada a cada seis meses, a fim de evitar prejuízos a classe pesqueira e população em geral”, apontou Melo.

Ascom PMD