Profissionais da saúde participam de capacitação sobre “Pé Diabético”

No Brasil ocorrem quase 50 mil amputações por ano sendo a maioria por consequência do diabetes, segundo palestrante

Profissionais da rede pública de saúde de Marechal Deodoro participam de uma capacitação sobre “Pé Diabético”. O programa é uma iniciativa da Associação Médica Brasileira.

A atividade está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL), e está direcionada no combate e prevenção ao diabetes e suas enfermidades.

O primeiro dia de capacitação foi ministrado por Jackson Caiafa, Coordenador do Programa de Atenção Integral do Paciente Portador do Pé Diabético. Segundo Caiafa, no Brasil ocorrem quase 50 mil amputações por ano sendo a maioria por consequência do diabetes.

“Isso é um dado alarmante.  As pessoas estão perdendo membros e morrendo das complicações decorrentes de uma doença que pode ser controlada pela rede de atenção básica. É preciso chamar a atenção dos gestores públicos para esse fato. Temos que lembrar que o diabético de hoje vive mais que o de antes, graças aos avanços da medicina. Mas temos que ter cuidado! O diabético vivendo mais consequentemente terá mais filhos e serão mais pessoas propícias geneticamente a ter diabetes. O diferencial em tudo isso é a busca  ativa para um tratamento adequado”, afirmou Jackson.

O palestrante disse também que por causa do aumento do número de pacientes diabéticos no mundo a doença está sendo considerada uma epidemia.

A capacitação tem ainda como palestrantes Guilherme Pitta –  diretor da Associação Médica Brasileira – e Fernando Pedrosa.

Por Luciano Pinto/ Relações Públicas- SMS