Prefeito lança Programa “Coração de Estudante” em Marechal Deodoro

Estudantes de medicina da Ufal e Uncisal realizaram o atendimento para mais de 200 crianças deodorenses

Programa Coração de Estudante é lançado em Marechal Deodoro

O prefeito Cristiano Matheus lançou – nesta sexta-feira (10) – o Programa “Coração de Estudante” em Marechal Deodoro. O objetivo desse projeto é identificar precocemente doenças de cardiopatia congênita em crianças de 03 a 05 anos de idade.

Acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), além da equipe médica de cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, pediatras da Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial), atenderam mais de 200 crianças deodorenses.

Para Cristiano Matheus é mais uma conquista da sua gestão melhorar a saúde dos alunos da rede municipal de ensino. Matheus destacou também o compromisso como gestor em perceber a importância do programa e  não medir esforços ao solicitar o início do “Coração de Estudante” na cidade.

“O dia hoje é de agradecer de coração ao Dr. Wanderley e sua equipe por atender as crianças deodorenses com esse projeto lançado hoje no município. O Coração de Estudante poderia ter iniciado em qualquer outra cidade do Estado, mas Marechal Deodoro foi abraçada pela turma da Cordial. Quando eu soube do projeto corri atrás da ideia na certeza de trazê-lo para os pequenos estudantes da nossa cidade. Esta sexta-feira é um dia importante para todos os pais e alunos deodorenses”, enfatizou o prefeito.

Foi o que relatou dona Claudiane Batista da Silva, moradora de Taperaguá, e mãe de Gleiciane da Silva Alves. A aluna da creche municipal, de apenas três anos de idade, recebeu pela primeira vez a consulta médica de cardiopatia.

“Essa é  a primeira vez que minha filha é atendida. Quando eu vi o chamamento para consultar crianças trouxe Gleiciane imediatamente. Nunca, em Marechal Deodoro, meus filhos foram atendidos dessa maneira. Eu não vi ainda um trabalho importante como esse, sendo de graça e para ajudar as crianças da cidade. Parabéns ao prefeito pela iniciativa e a todos os envolvidos nesse projeto. Sem dúvidas, foi a melhor forma de contribuição para a saúde dos nossos filhos”, comentou Claudiane Batista.

Primeiro município contemplado

Marechal Deodoro foi o primeiro município contemplado com o Programa “Coração de Estudante” que é uma parceria entre Hospital do Coração (HCor), Instituto de Doenças do Coração (IDC) de Maceió, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas e Liga Acadêmica Cardiovascular da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A secretária municipal de Educação, Flávia Célia, destacou a importância da ação e falou das parcerias que o prefeito busca para beneficiar a população carente do município.

“Profissionais estão aqui comprometidos e se dedicando de coração. A gente acredita muito que – enquanto projeto social – a ação é maior e  mais eficiente. Tenho certeza que nossas crianças estão em boas mãos. É preciso ressaltar ainda a visão que o prefeito Cristiano Matheus tem  ao buscar parcerias como essa para beneficiar a população deodorense. Vamos cuidar da saúde das nossas crianças para que elas sejam nota dez e o coração esteja funcionando de forma adequada”, concluiu Flávia Célia.

Programa Coração de Estudante é lançado em Marechal Deodoro

Estavam também presentes na solenidade o médico José Wanderley Neto, presidente de honra da Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial); Ottoni Veríssimo, diretor Executivo da Cordial; vereadores, secretários municipais, convidados e população em geral.

Por Kléverson Levy/Ascom-PMD