Petrobrás e Semas apresentam resultados do “Agenda 21” em Marechal Deodoro

Moradores do Conjuntos José Dias e Loteamento Terra da Esperança foram os responsáveis por desenvolverem projetos sustentáveis

Luana KarinePROGRAMA AGENDA 21 (5)

Os resultados do programa da Petrobrás, conhecido como “Agenda 21”, foram apresentados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas-MD).

A fim de proporcionar o desenvolvimento sustentável e o empoderamento das comunidades, a Petrobrás fomentou o Programa “Agenda 21 Comunitária”.

O planejamento participativo foi inspirado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, conhecido como Eco-92. Os moradores do Conjuntos José Dias e do Loteamento Terra da Esperança foram os responsáveis por desenvolverem projetos sustentáveis.

De acordo a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Iolanda Alcântara, a parceria tem sido essencial para movimentar as comunidades.

“Temos a Petrobrás como um parceiro da nossa gestão. Programas como o Agenda 21 Comunitária movimenta toda comunidade. Essa junção entre a empresa e Semas tem tido bons resultados”, disse.

A execução do projeto foi dividida em duas etapas: a primeira fase, a ‘construção da Agenda 21 comunitária’, foi realizado a sensibilização, pesquisa de campo, diagnostico socioambiental, reuniões temáticas e fóruns comunitários.

Já na segunda fase, ‘construções de novos conhecimentos’, foram oferecidas quatro oficinas e um curso de comunicação comunitária para os participantes.

A empresa responsável pelo projeto, Integratio, que atuou no município, teve o papel de facilitador nas atividades no decorrer dos fóruns. Como resultado, os moradores dos conjuntos José Dias e do Loteamento Terra da Esperança elaboraram projetos visando à sustentabilidade local.

“É o momento de ver os resultados do programa e mostrar que cada pessoa das comunidades teve seu destaque. Em julho, jovens e adultos vão apresentar os projetos elaborados para os órgãos governamentais”, afirmou Cybelle Oliveira, assistente social da Integration.

Por Giselle Vasconcelos/Ascom- PMD