Festa de São João anima os bairros de Marechal Deodoro

Forró arrasta pé, comidas típicas e fogueiras é o melhor trio de tradição das festas juninas em Marechal Deodoro

Forró arrasta pé, comidas típicas e fogueiras são o melhor trio de tradição das festas juninas em Marechal Deodoro. Os arraiais organizados pelos moradores, juntamente com a Prefeitura Municipal, pretendem animar a festa na noite de São João Batista.

Na comunidade do Povoado Pedras, a festividade teve início no último domingo, 19, com o hasteamento do mastro do padroeiro da Igreja de São João Batista. Durante a semana teve celebração de missa todos os dias, às 19hs, e, depois, o leilão.

Mastro

Foto: Luana Karine

“É tradição comemorada há muitos anos no nosso povoado Pedras. Nos juntamos com a comunidade da igreja para fazer essa grande festa que termina no dia de São João”, disse a moradora Meiryane Lima.

Após a missa, na véspera de São João, a poeira vai levantar com o show das bandas Debochados do Forró e Trio Pé de Serra.

Para finalizar as comemorações do padroeiro do Povoado Pedras, na sexta-feira (24), será realizado o batizado, às 9hrs. Às 15hs será celebrada a missa de São João Batista e, em seguida, a procissão pelo bairro. Para encerrar, à noite, as atrações são Mô Fio e Trio Pé de Serra a partir das 22hs.

Para o prefeito Cristiano Matheus os festejos juninos nos bairros de Marechal resgatam os valores culturais existentes nas comunidades.

“Mesmo em tempos de crises, não podendo fazer grandes shows, a prefeitura contribui com festas nos povoados. O mais bonito é ver os moradores se organizando e fazendo as comemorações tradicionais do São João de um jeito sadio e com muito forró”, relatou o prefeito.

Arraia dos Amigos – Centro Histórico

A segunda edição do ‘Arraiá dos Amigos’ será realizada nesta quinta-feira (23), na rua fechada do Centro Histórico. A festa tem o objetivo de resgatar a tradição junina com músicas da época, comidas de milhos e fogos.

De acordo com a organização do evento, a primeira edição que aconteceu no dia de Santo Antônio, 13 de junho, foi um sucesso.

“A gente viu que deu certo as pessoas se divertiram. Então, estamos organizando o ‘Arraia dos Amigos’ na véspera de São João. De criança até idosos podem participar. É uma festa tradicional, é uma festa das famílias deodorenses”, afirmou Neto Lima, membro da comissão organizadora.

A comemoração é gratuita, mas para contribuir, os moradores podem levar um prato da culinária junina para vender na barraca de comidas típicas. O dinheiro arrecadado será revertido em materiais de construção para ajudar na reforma da Igreja Senhora Santana, no povoado Porto Grande.

Quadrilha Flor do Sertão – na Massagueira

Nas margens da lagoa Manguaba, os moradores do povoado Massagueira vão apresentar, nesta quarta-feira (22), a quadrilha junina Flor do Sertão. Vestidos e bandeirinhas coloridas compõe o festejo, em frente à Igreja Divina Pastora.

“Estamos animados para o São João daqui da Massagueira. Vamos ter quadrinha e muito forró graças à nossa organização e ao prefeito Cristiano Matheus”, disse Sebastião Rocha, morador da Massagueira.

A festança junina do povoado Massagueira acontece nos dias 22 e 23 de junho, iniciando sempre às 22hs.

Por Giselle Vasconcelos/Ascom-PMD