18 / 05 / 16

Coordenadora alerta para prazo do acompanhamento de saúde do Bolsa Família

Beneficiários do programa têm até a primeira semana de junho para realizar os procedimentos nas unidades de saúde

Foto: Ilustração Bolsa Família

Está esgotando-se o prazo para que as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família (PBF) possam comparecer nas unidades de saúde de Marechal Deodoro, a fim de fazer o acompanhamento periódico das condicionalidades de saúde referente ao primeiro semestre.

Os beneficiários do programa têm até a primeira semana de junho para realizar os procedimentos.

De acordo com a coordenadora da Saúde do Programa Bolsa, Renarly Melo, o não comparecimento pode resultar no bloqueio do benefício por parte do governo federal.

“É importante frisar que o beneficiário deve se antecipar e comparecer a uma das unidades para fazer o acompanhamento com tranquilidade, evitando qualquer imprevisto durante um procedimento que é bastante simples e, ao mesmo tempo, importante para a continuidade do benefício”, explicou.

Ainda segundo Renarly Melo, os beneficiários do programa devem fazer as consultas e tomar as vacinas sempre na unidade de saúde do seu bairro, para dar continuidade ao acompanhamento e evitar problema de duplicidade nas informações, quando os dados forem repassados ao sistema de controle do programa.

Procedimentos

O acompanhamento é composto por crianças menores de sete anos de idade e meninas a partir de 10 anos, cujos pais ou responsáveis sejam beneficiários do PBF.

As mulheres na faixa etária de 10 a 45 anos e gestantes, também incluídas no programa, devem se deslocar até a unidade de saúde mais próxima de casa para a consulta e demais procedimentos que fazem parte do acompanhamento nutricional.

As meninas a partir de dez anos de idade são consideradas, para efeito de acompanhamento, em idade fértil.

No ato da consulta de acompanhamento, a família precisa apresentar o cartão do Programa Bolsa Família com o Número de Identificação Social (NIS), cartão de vacinação da criança, com todas as vacinas atualizadas, e cartão de pré-natal, no caso das gestantes.

Por Luciano Pinto/ Secretaria Municipal de Saúde