Comissão Municipal de Estatística Agropecuárias é implementada em Marechal

Reuniões acontecem a cada dois meses para discutir os dados estatísticos de agropecuárias da região

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro (SMMA) discutiu – com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a implantação da Comissão Municipal de Estatística Agropecuárias no município.

O comitê é formado por produtores locais, representantes da prefeitura e do IBGE.

Com intuito de levantar informações sobre as atividades agropecuárias no município, o órgão federal responsável pela estatística brasileira identificou que na cidade há produção de cana-de-açúcar, mandioca, quiabo, pimenta do reino, banana e coco.

Para o diretor da Agência do IBGE de Maceió, Isaias Pedrosa, outros produtos de comercialização podem ser identificados, entretanto, é preciso visitar todo o município.

“Estamos visitando todos os municípios para realizar essas pesquisas estatísticas e precisamos conhecer os produtores locais. Os dados podem aumentar o interesse governamental para oferecer incentivos financeiros para o pequeno produtor”, disse Pedrosa.

A prefeitura foi representada pelo engenheiro da SMMA, Paulo Costa, que se colocou à disposição para autorização de atividades agropecuária.

“Apoiamos a pesquisa do IBGE e estamos à disposição no que precisar. A secretaria permite a autorização de atividades agropecuária. E a partir das necessidades do agricultor vamos recorrer ao apoio técnico da Emater [Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas]”, esclareceu Paulo Costa.

A presença de agricultores nas próximas reuniões é de fundamental importância para a catalogação das áreas de cultivo. O produtor de quiabo da Ilha de Santa Rita, Silvio Santos, por exemplo, contribuiu para identificação de outros cultivadores.

“Na Santa Rita tem outras pessoas que também plantam quiabos. Posso entrar em contato com os proprietários das terras e convidá-los para a próxima reunião”, afirmou o produtor.

A Comissão Municipal de Estatística Agropecuárias de Marechal Deodoro vai se reunir a cada dois meses. O próximo encontro ficou marcado para o dia 19 de julho.

Giselle Vasconcelos/ Estagiária

Autor: Giselle Vasconcelos