PREFEITO TRANQUILIZA SERVIDORES DO SAAE

saae O prefeito Cristiano Matheus falou esta manhã sobre o estudo que encomendou sobre os aportes financeiros necessários para tornar o SAAE – Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Marechal Deodoro, uma empresa realmente eficiente e rentável. O pedido de autorização para o estudo foi encaminhado à Câmara de Vereadores. pergunta: Prefeito, como é essa história de estudo sobre a venda do SAAE? prefeito: Ninguém falou em vender o SAAE. O que está acontecendo é que uma empresa, a mesma que fez estudos de abastecimento de água e serviço de tratamento de esgoto em Maceió, pediu para que fizesse esse mesmo estudo em Marechal Deodoro e outras cidades metropolitanas. pergunta: Mas então o que foi para a câmara? Não era um pedido para vender o SAAE? prefeito; Não. Como sempre fazemos tudo de forma transparente, o que enviei à Câmara de Vereadores, até por respeito aos nossos vereadores – representantes do povo deodorense – foi a autorização para que se fizesse esse estudo. Afinal, técnicos desta empresa irão visitar as instalações formalmente. E isto deve ser oficializado. Jamais à revelia ou às escondidas. pergunta: E pra que esse estudo? prefeito: O SAAE está precisando de investimento pesado. A maioria dos canos na rede ainda são de amianto. Com todos esses anos já estão corroídos e até com vazamento. Muita água potável se perde no caminho até chegar nas torneiras dos deodorenses. Quanto de cano terá que ser substituído e quanto isto irá custar, quem pode pagar, tudo isto será mostrado no estudo. A cidade cresceu e tivemos que ampliar a rede de esgoto. Estamos aí com o esgotamento do Francês, do Denisson Amorim, da Massagueira, do Jacaré e tantos outros. Temos as estações de tratamento para serem operacionalizadas. Só a do Francês custou 18 milhões de reais, pagos com parceria do Governo do Estado. E quem vai operacionalizar isto tem que ser pessoal capacitado. Se vamos capacitar gente do SAAE. Se vai ter concurso. Como será isso também será mostrado neste estudo. Não podemos ficar fazendo remendos. pergunta: A prefeitura tem dinheiro para este aporte financeiro? prefeito: Só se sabe que é muito dinheiro. Mas não se sabe quanto. Por isso o estudo. Desde que assumi minha primeira administração, que temos colocado dinheiro no SAAE. Com este estudo vamos saber quanto realmente se precisa em dinheiro para resolver o problema. E onde vamos buscar. Se o governo federal pode bancar isto. Se vamos pedir auxílio à iniciativa privada com parceria. Quanto a prefeitura pode colocar de recursos próprios… O problema da falta de água era grande. Conseguimos diminuir isto. E temos usado dinheiro da prefeitura para ampliar a rede. Por exemplo, na Massagueira. Na comunidade do Gibóia. Tudo isto com dinheiro da prefeitura. Porque o dinheiro do SAAE mal dá para pagar as contas. Tem muita inadimplência. pergunta: Essa inadimplência acontece mais onde? prefeito: Por incrível que pareça, nos bairros mais simples é onde tem menos inadimplência. Quem também deixa de pagar a conta de água é o sujeito que quer encher a piscina, mas não quer comprar cloro. E não sei como consegue encher a piscina e o relógio não acusar consumo alto. Quem não gosta de pagar a conta de água é o mesmo sujeito que tenta colocar mentira nas ruas, confundindo a cabeça dos trabalhadores do SAAE. pergunta: E os trabalhadores do SAAE: prefeito: Eles que fiquem todos tranquilos. Não haverá demissão no SAAE. De jeito nenhum. O SAAE hoje é uma empresa que estamos estruturando. Todos os meses a prefeitura coloca dinheiro lá. E antes, retiravam dinheiro do SAAE à banda vôo. Os funcionários do SAAE sabem disso e ainda lembram. Era tanto dinheiro que tiravam de lá, que o salário até atrasava. Agora não. o SAAE é dirigido por dois deodorenses que são Walter Avelino e o Galego. Gestão séria. E os funcionários do SAAE não serão prejudicados em momento algum. Quem disser o contrário é porque é gente que está desesperada tentando plantar mentira para confundir em tempo de eleição que se aproxima. pergunta: Então não há motivo para preocupação? prefeito: Claro que não. O SAAE não será vendido. E não é agora, no último ano de meu governo que eu faria isto. E os funcionários não ficarão sem emprego. Sempre respeitei o servidor e em minha gestão sempre será respeitado. Quem disser o contrário, que vá arranjar um emprego, para garantir seu próprio sustento, ao invés de ficar tentando eleição e sempre perdendo. Cargo público não é profissão!  E o tempo da fofoca, da mentira, ficou lá atrás….