DIA D DE COMBATE À DENGUE, CHICUNGUNHA E ZICA SERÁ QUINTA FEIRA NA MASSAGUEIRA

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta feira (30) uma grande caminhada contra a Dengue, Chicungunha e Zica no Povoado Massagueira, a partir das 09H00 da manhã, com concentração na Escola Municipal Amilton Gouveia.

A idéia é reforçar as medidas de prevenção, com ações que buscam conscientizar a população sobre a necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chicungunha e Zica Vírus, que se desenvolvem principalmente em água limpa e parada.

Serão realizados mutirões de limpeza urbana, mobilização popular e atividades educativas, com faixas e cartazes alertando sobre a prevenção e o combate ao mosquito transmissor.

“Estamos em um período propício, de sol intercalado com chuvas, para proliferação do mosquito da dengue, febre chicungunha e zica vírus”, diz a coordenadora da Vigilância em Saúde, Maria Aparecida. Ela reforça que, para diminuir os índices das três doenças, é preciso eliminar os criadores do Aedes aegypti, que transmite essas enfermidades. “A população precisa ficar vigilante para evitar água parada e limpa descoberta, além de garrafas e pneus nos entornos das residências. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de todos, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas”, complementa Aparecida.

Desde o início desse ano, a Prefeitura de Marechal Deodoro vem investindo em ações de prevenção a Dengue, Chicungunha e a recém chegada Zica, com compra de novos materiais, insumos e na capacitação de profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes de combate as endemias, além de profissionais que compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no município.

(por Luciano Pinto – supervisão de Carlos Roberts – jornalista)