MARECHAL LIDERA O RANKING DE DESENVOLVIMENTO

20140609_101143 20140609_101150   Marechal Deodoro mais uma vez é destaque positivo em todo Estado. Em matéria especial publicada no Jornal Gazeta de Alagoas, no último domingo (8), o jornalista Maikel Marques destaca que a cidade subiu 191 posições no ranking dos municípios alagoanos. Marechal Deodoro, agora está na frente até mesmo da capital Maceió, no índice de desenvolvimento humano. O prefeito Cristiano Matheus agiu com naturalidade à matéria: “Eles estão apenas referendando com dados e pesquisas o que nós já sabíamos: A vida do deodorense tem melhorado. Com geração de empregos e obras que estamos fazendo em toda cidade, na área de habitação e infraestrutura. Ainda temos muito a fazer. E por isso continuamos trabalhando. A reconstrução continua.”, dis Cristiano Leia a matéria na íntegra: “O município de Marechal Deodoro subiu 191 posições no ranking dos municípios alagoanos. É o líder, acima de Coruripe e Maceió. Chegou ao posto 1.782 com índice geral de 0,6909 (+3,44%) mas com um destalhe alvisseiro: seu desempenho e renda saltou de 0,7699 para 0,8407 (8,42%). Para o economista Cícero Péricles, professor da Ufal, e estudioso da dinâmica econômica alagoana, a explicação para o sucesso deodorense são o R$ 1,5 bilhão investido pela Braskem para inauguração de nova planta em território municipal, justamente em 2011, base da pesquisa atual. Qualquer variação na geração de empregos na região do polo industrial melhora a renda e gera efeito positivo da pesquisa, observa o professor. De fato. Três anos atrás, 2.500 munícipes foram capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para trabalhar na construção da fábrica. O quantitativo, segundo explicação da assessoria de imprensa da prefeitura, representava quase 10% da parcela da população em idade laboral até então. Em sua maioria subempregados, abraçaram nova profissão e ganharam oportunidade de trabalho na empreiteira responsável pelo erguimento da indústria. Depois da garantia de que a ampliação da empresa seria em Marechal, a prefeitura fez parcerias para viabilizar a capacitação da mão de obra demandada  Muita gente simples que vivia da pesca hoje é soldador. Na época da construção, houve quem faturasse até R$ 6.000,00 brutos, explicou a prefeitura. TRABALHO Depois da obra, muitos destes soldadores, pedreiros, etc, teriam sido aproveitados na construção de estácios, em outras unidades da federação. Na saúde, o desempenho municipal, evoluiu de 0,7328 para 0,7505 (+2,35%), o que teria sido consequência, segundo a prefeitura, da reestruturação de unidades de saúde. Eis a justificativa oficial: “Reduçaõ de 90% dos casos de dengue, reaparelhamento do hospital local para evitar que deodorenses continuassem nascendo em Maceió, investimento na atenção básica e melhoria dos salários dos profissionais da saúde são fatores que contribuíram para a melhoria”. A prefeitura confirmou ainda suas dificuldades na educação básica, o que estaria sendo corrigido. Neste quesito, o índice caiu de 0,4985 para 0,4815 (-3,41%). Á reportagem a assessoria explicou que esforços tem sido feitos, desde então, com intuito de melhorar o desempenho neste quesito. CAPITAL Maceió depencou – 3,2% no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal IFDM. Seu desempenho caiu de 0,6884 para 0,6665, entre 2010 e 2011, resultando na última colocação dentre as 27 capitais brasileiras. A cidade cujo índice de emprego e renda caiu – 9,6% superou apenas Macapá (AP), a última colocada.