ANDADA DO CARANGUEJO-UÇÁ COMEÇA AMANHÃ

Amanhã, dia 08 de fevereiro, começa a fiscalização contra a cata do caranguejo, referente ao período de andada do caranguejo-uçá. Nesta época o crustáceo saí de sua toca para acasalar nos manguezais. Além desse período que segue até o próximo dia 13, há outras épocas estabelecidas pelos órgãos ambientais, seguindo a portaria do IBAMA nº 034 de 2003. O presidente da Colônia de Pescadores, Jailson Santos, disse que “o período de andada será fiscalizado pela Polícia Ambiental, pela própria Colônia dos Pescadores e pelas equipes do IMA, que estarão fazendo trabalhos de educação, fiscalização e até mesmo apreensão. É importante que as pessoas, principalmente, os catadores de caranguejos, tenham essa consciência de respeitar os períodos de andada desse animais, pois o maior beneficiado é próprio catador. Além de está garantindo a manutenção da espécie”, disse. As equipes estarão patrulhando a região do complexo Mundaú – Manguaba, e percorrendo todos os mangues de Marechal Deodoro. A fiscalização será feita pelos órgãos municipais, estaduais e até mesmo federais. Quem for flagrado capturando ou comercializando caranguejos-uçá durante o período, terá que pagar multas que variam entre R$ 700,00 e R$ 100 mil.