DEFICIENTE FÍSICO TEM ACESSO A ORLA LAGUNAR

A constituição preza pelo direito de ir e vir a todos. É nesse contexto que as obras da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro estão sendo inseridas. Tudo isso através do empenho da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A cidade está estruturando suas rotas turísticas, com pontos bem mais acessíveis, onde também inclui toda a rede comercial, como as padarias, lanchonetes, restaurantes, bancos, cartórios, clubes, super mercados, ou seja, todo o comércio em geral, além de praças públicas, calçadas, pontos de ônibus, terminais de embarque, resumindo, onde circula gente, está recebendo pontos de acessibilidade. A idéia é garantir maior comodidade aos portadores de necessidades especiais, oferecendo toda infraestrutura para que essas pessoas possam não apenas ir à orla, mas também chegar até os outros pontos, como a ponte histórica do Cais da Lancha utilizando seus equipamentos especiais. O melhor exemplo disso é a nova Orla Lagunar Antônio Silva Matheus, onde foram instaladas várias rampas em locais estratégicos, onde há um maior fluxo de pessoas. A estrutura dessas rampas recebe pintura e sinalização específica, para que não haja desrespeitos com os deficientes. Além disso, a acessibilidade chega às escolas, postos de saúdes e outras obras da prefeitura, que também vem fazendo o reparo e manutenção de pontos já existentes na cidade. Segundo Luciano Paiva, é muito importante o trabalho da prefeitura na instalação de rampas na orla lagunar, em alguns prédios e pontos turísticos da cidade, pois facilita o acesso e a circulação de pessoas como ele. “As rampas tem que ser assim, como essas da orla lagunar, sem obstáculos na subida e sem buracos, além das rampas dos banheiros públicos. Parabéns”, afirmou. Segundo dados do o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil existem cerca de 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa 14,5% da população brasileira. A inclusão social e os problemas de acessibilidade são os principais desafios enfrentados por essa parcela da população.