EDUCAÇÃO PELA PAZ CHEGA ÀS ESCOLAS DE MARECHAL

O programa iniciado em agosto, já apresenta resultados positivos. Em encontros e monitoramento pedagógicos feitos pela coordenação municipal e estadual já se observa uma evolução no relacionamento e atitudes dos alunos e famílias participantes. “A gente procura trabalhar explorando a diversidade, as semelhanças e diferenças de tipo de cabelo e cor de pele, o respeito pelo outro já na infância estimula uma atitude de paz, no adulto fruto desta educação”, afirmou a coordenadora municipal do Projeto “Cultura de Paz nas Escolas e na Família” e psicopedagoga Fátima Farias. O programa é uma parceria de Marechal Deodoro com o Estado. Ele acontece em 16 municípios de Alagoas, que apresentaram nos últimos anos altos índices de violência. Sete escolas foram contempladas para a implantação do programa em Marechal Deodoro: João Batista, Joaquim Gama, Eleuza Galvão Rodas, Joviniano, Profª Lucas e Luiz Cavalcanti, Edval Lemos, onde o programa piloto está sendo aplicado em 30 turmas, num total de 730 alunos. Segundo a professora Ana Paula, da Escola Municipal Professor Lucas, o material didático é parceiro fundamental do processo educacional da Cultura de Paz. Ele trabalha questões com foco nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental como as relações entre as pessoas e assuntos como emoções, cuidados com o planeta, questões ambientais, os sentidos, e respiração como atitude corporal para a busca da cultura de paz.