DEZEMBRO TERÁ "PROVINHA BRASIL"

“É de conhecimento dos professores que a Provinha Brasil será realizada no final deste ano letivo e acreditamos no trabalho desenvolvido nas escolas municipais”, disse a técnica da secretaria municipal de Educação de Marechal Deodoro e pedagoga, Marigleide Jatobá. Por enquanto a 2ª etapa da Provinha Brasil está prevista para 6 de dezembro. As avaliações educacionais oferecem indicadores de como anda o desempenho dos alunos, e no que elas apontam os pontos negativos e positivos a partir daí se tem uma intervenção nas estratégias para atingir os resultados esperados e aí sim melhorar o rendimento nas escolas, explicou a pedagoga. Atualmente no município duas avaliações são aplicadas sob a orientação do Ministério da Educação: a Prova Brasil e a Provinha Brasil. As duas estão atreladas ao PAR – Plano de Ações Articuladas do Governo Federal. Hoje o município só realiza a Prova Brasil e a Provinha Brasil porque ele fez adesão ao PAR, afirmou Marigleide. Entre as provas, os focos são diferentes; enquanto a Provinha Brasil atende os alunos do 2º ano do ensino fundamental e tem duas etapas, a Prova Brasil acontece bienalmente e atende exclusivamente os alunos das turmas regulares do 5º e 9º ano do ensino fundamental. A Provinha, primeiramente, é aplicada no início do ano letivo, entre março e abril e serve como um diagnóstico da turma. Através desse diagnóstico a rede municipal de ensino define em ação coletiva com seus técnicos as estratégias de ensino com o intuito de dar andamento a alfabetização dos alunos. No final do ano letivo entre novembro e dezembro é realizada a segunda etapa da Provinha Brasil para avaliar o desempenho dos alunos.