Prefeito fala dos investimentos de sua gestão. Veja a entrevista ao portal Alagoas Negócios

O radialista Cristiano Matheus exerce o primeiro mandato de prefeito do município de Marechal Deodoro. Nestes dois anos à frente do poder executivo, tem realizado uma gestão voltada para a recuperação da autoestima da população com a execução de obras estruturantes na cidade, como a construção da orla lagunar, a revitalização da orla do francês, a recuperação do patrimônio histórico e cultural além de várias ações no campo social. Ultimamente, o prefeito tem-se dedicado a buscar novos empreendimentos para o polo junto com o Governo do Estado e ao mesmo tempo procurado por meio de parceiras com a iniciativa privada trabalhar a capacitação de jovens deodorenses preparando-os para o mercado de trabalho. A seguir, a entrevista ao portal Alagoas Negócios. Alagoas Negócios – Prefeito, ultimamente, o Correio Brasiliense divulgou uma matéria sobre o contrato firmado entre a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro e a Grécia Construções Ltda – construtora fantasma, segundo a matéria – para execução da obra de dissipador de energia (de contenção) do avanço do mar na comunidade de Barra Nova. O senhor pode explicar melhor esse contrato? Cristiano Matheus – Primeiramente, a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro seguiu todos os trâmites burocráticos legais do processo conforme determina a lei ao contratar uma empresa que apresentou conhecimento e domínios técnicos para a realização da obra do dissipador de energia no distrito da Barra Nova e, também, todas as certidões negativas solicitadas, pré-requisitos para todos os serviços demandados pelo poder público em geral. A referida matéria comete equívocos em relação ao município. Alagoas Negócios – Em que estágio se encontra a obra no distrito da Barra Nova? Cristiano Matheus – Cerca de 60% da obra do dissipador de energia está concluída. E o restante deve ser entregue daqui a dois meses. A estrutura implantada para a contenção do avanço do mar é a mesma empregada na orla marítima de Maceió. Alagoas Negócios – Quais outras obras estão sendo realizadas no município de Marechal em benefício da população? Cristiano Matheus – A construção da orla lagunar que será entregue no dia 1º de maio. Será mais um cartão postal de Marechal Deodoro. Alagoas Negócios – E, no setor cultural, haja vista que a cidade é conhecida internacionalmente pelo seu vasto e rico patrimônio histórico, o que a atual gestão tem realizado? Cristiano Matheus – Além da recuperação de todo acervo cultural e histórico com a participação do Governo Federal, por meio do Iphan e dos ministérios da Cultura e do Turismo, as sociedades deodorense e alagoana vão receber a casa totalmente reformada onde morou Tavares Basto. Está sendo formalizado um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 4 milhões, para a execução dessa relevante obra. Alagoas Negócios – O senhor falou sobre a orla lagunar. E a orla do francês? Cristiano Matheus – Um trabalho feito entre o poder executivo municipal e a SPU (Secretaria do Patrimônio da União) vai devolver toda a beleza natural da praia do francês. Passado o carnaval, as barracas e os restaurantes irregulares serão demolidos e novas áreas serão disponibilizadas para acomodar os empresários. Alagoas Negócios – Sabe-se que inúmeros empreendimentos estão aportando no Polo José Aprígio Vilela. Como a população deodorense pode tirar proveitos desses novos investimentos? Cristiano Matheus – A Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro procurou o Governo do Estado para dar todo o apoio e respaldo na captação de mais indústrias para Alagoas, uma vez que a área mais propícia para instalação de empresas – Polo José Aprígio Vilela – localiza-se em Marechal Deodoro. Contudo, reivindicou do Estado e das empresas ali sediadas que a mão de obra contratada fosse 30% de deodorense em troca de incentivo fiscal como a isenção de 50% do ISS (Imposto Sobre Serviços). Alagoas Negócios – Como o município preencher essas vagas nas empresas que requerem mão de obra altamente capacitada? Cristiano Matheus – Isso virou um ‘doce’ desafio. Conheci um projeto inovador da Odebrecht, em Triunfo (RS) – holding que controla a Braskem – conhecido como Projeto Acreditar e a trouxe para cá juntamente com os esforços do Governo do Estado e da Odebrecht. Em pouco tempo já deu resultados. Dezenas de jovens já ganharam o certificado de profissional em carpintaria e armador de ferragem. Alagoas Negócios – Quais indústrias desembarcarão no Polo José Aprígio Vilela? Cristiano Matheus – É prematuro falar. É um trabalho silencioso e meticuloso que envolve a prefeitura, o Governo do Estado e a própria empresa interessada em instalar-se no polo. Se falar antes da hora, o Estado e o município podem perder o investimento para outros estados da região. A disputa pela instalação de uma fábrica é grande. Todos querem uma empresa de olho na geração de emprego e de receita. Alagoas Negócios – O senhor confirma a chegada de novos empreendimentos? Cristiano Matheus – Sim. Sempre desembarca executivos interessados em conhecer a região do polo. Porém, só serão anunciado novos investimentos quando tudo estiver consolidado para evitar a disputa com outros estados e não causar falsa expectativa perante a população. O bom é que hoje o município possui mão de obra capacitada para trabalhar nas indústrias.