Marechal e municípios da região metropolitana discutem documento para efetivação do consórcio do lixo

Representantes de prefeituras da região metropolitana estiveram na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), para discutir a versão final do Protocolo de Intenções que norteará o Consórcio de Saneamento Básico para nove municípios da área, excluindo Maceió. A ação está inserida dentro do Plano Estadual de Regionalização dos Resíduos Sólidos. A política de Saneamento Básico prevê ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de águas pluviais, além da coleta e gestão de resíduos sólidos. A reunião contou com a presença de representantes de todos os municípios do consórcio: Rio Largo, Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Santa Luzia do Norte e Satuba. O secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia de Marechal Deodoro, Erikson Machado, vê com otimismo o desenvolvimento do projeto. “O consórcio é uma luz no fim do túnel para os municípios de Alagoas, com exceção de Maceió que caminha com as próprias pernas. Nós vamos resolver um problema que persistia por décadas”. Erikson Machado destacou o papel realizado pelo governo do Estado, por meio da Semarh. “A Secretaria de Estado está dando um suporte ímpar aos municípios. Principalmente por estar servindo de ponte de interlocução dos municípios com o governo Federal. Sem esse apoio, certamente seria mais difícil conseguir investimentos para resolver o problema”, afirmou. Plano Estadual – A Semarh, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e prefeituras de municipais, está desenvolvendo o Plano Estadual de Regionalização dos Resíduos Sólidos para implementação de sete consórcios Públicos Intermunicipais que garantirão, entre outras ações, a construção e operação de aterros sanitários. O projeto de Saneamento Básico da região metropolitana foi contemplado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo do Estado, em contrapartida, está desenvolvendo ações para auxiliar os municípios a efetivar o consórcio.