Governador que tornar permanente a sede do Governo em Marechal no 15 de novembro

O governador Teotonio Vilela Filho assinou nesta segunda-feira (15), no salão de Despachos da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, o ato de instalação do governo do Estado na sede do órgão. Este é o segundo ano que o Executivo adota esta iniciativa como forma de prestigiar o município, berço do proclamador da República Marechal Deodoro da Fonseca. Teotonio Vilela disse que já solicitou ao secretário chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, a elaboração de um projeto de lei para ser encaminhado à Assembleia Legislativa, para tornar em caráter permanente a transferência do governo do Estado todo dia 15 de novembro para Marechal Deodoro. Após reassumir o cargo de governador do Estado de Alagoas, Teotovnio Vilela Filho recebeu do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus, 17 pastas com, em média, 15 reivindicações de secretários do Município. “Vamos analisar cada pedido com carinho e atender as demandas que, por certo, são procedentes e necessárias”, disse Teotonio. O governador destacou a importância do município para a história do país, sobretudo por ser o berço do primeiro presidente da República. “Marechal Deodoro está crescendo em todas as áreas e está avançando principalmente no processo de industrialização. O município se tornou um lugar sagrado de nossa história e, para valorizar nossas raízes, transferimos provisoriamente a sede do governo para Marechal”, disse o governador. O vice-governador José Wanderley Neto despediu-se do cargo dizendo que o Governo de Teotonio Vilela Filho vai deixar para os próximos governantes uma nova forma de governar um Estado. Nova forma de governar – “Estamos em uma nova era de como tratar a coisa pública. Resumimos a quantidade de secretarias de 47 para 17 sempre focados em fazer a coisa certa, com honestidade, respeito, responsabilidade e fidalgia no relacionamento com os prefeitos. Tenho o privilégio de ver de perto este novo conceito de fazer política e de gerir a coisa pública”, afirmou Wanderley, em tom emocionado. O prefeito Cristiano Mateus disse que o município estava adormecido e elogiou a iniciativa do governo de Alagoas em transferir a sede do Poder Executivo alagoano para Marechal Deodoro no dia 15 de novembro. “Nas gestões anteriores quase nada era comemorado nesta data, mas o governador mudou isso quando vem prestigiando a data cívica, importante para Alagoas e o país”, disse. Antes do desfile cívico militar que contou com a participação de estudantes de escolas da rede municipal, o governador colocou uma coroa de flores no busto do marechal Deodoro da Fonseca. Secretários de Estado, dos municípios, deputados estaduais e demais autoridades políticas prestigiaram a data cívica. Em seguida, o governador, acompanhado do prefeito Cristiano Mateus, visitou a obra de urbanização da orla lagunar de Marechal Deodoro. À tarde, a partir das 16h, acontece o casamento coletivo no município, e às 17h, o governador entrega as medalhas do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca a dez brasileiros e estrangeiros que contribuíram para o processo de consolidação da democracia no país.