AL 101 Sul: Fundações da Ponte Divaldo Suruagy e do novo viaduto do Francês estão em ritmo acelerado

Quem entra ou quem sai de Maceió observa a movimentação da obra de duplicação da rodovia AL-101 Sul. A ação do governo de Alagoas criará três novos viadutos, duplicará 25,8 km de estradas e três pontes. O Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL) entregará até o final do ano, o novo trecho duplicado que compreende o Francês em direção a Barra de São Miguel. "Com a pista nova, iniciaremos o trabalho para restaurar a pista existente”, afirma o diretor de Planejamento do DER, Sebastião Mota. Além do trecho praticamente concluído, o órgão avança com recursos próprios na criação do viaduto da Barra de São Miguel, que garantirá aos condutores o novo acesso a uma das principais áreas de turismo de Alagoas. “O viaduto da Barra de São Miguel está bem avançado. Iniciamos a construção da megaestrutura, que são os pilares da Ponte”, conta Sebastião Mota. Ainda segundo o diretor de Planejamento, os serviços de terraplenagem na Ponte do Mundaú até a Barra Nova já foram executados cerca de 90%, assim como o trecho da Barra de São Miguel até o trevo da AL-220, no polo do Gunga. No trecho da Ponte do Mundaú até a Barra Nova foi restaurado o total de 3,5 km. “Os serviços de terraplanagem estão bem avançados e já iniciamos a pavimentação asfáltica no local”, explica Mota. Os funcionários ainda trabalham na duplicação da Ponte do Maceiózinho e da Ponte do Niquim, que já têm seus alicerces concluídos. As fundações da Ponte Divaldo Suruagy e do novo viaduto do Francês também estão em um ritmo acelerado. Investimento – Em Alagoas, a obra da duplicação da rodovia AL-101 Sul vem para fortalecer o turismo, principalmente nas regiões das Lagoas e Mares do Sul. As transformações na infraestrutura trarão benefícios, principalmente, para cidades turísticas como Barra de São Miguel e Marechal Deodoro (Francês). O governo do Estado investiu recursos próprios no projeto da duplicação da AL-101 Sul. Inicialmente obteve recursos da ordem de R$ 10 milhões, provenientes do Ministério do Turismo. O projeto ainda prevê recursos do mesmo Ministério, na ordem de R$ 50 milhões, sendo 5 milhões de contrapartida do governo do Estado.Para garantir a realização da obra, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) também virou parceiro do governo de Alagoas.