Polo de Marechal ganha mais uma indústria

A Krona Nordeste está sendo construída numa área de 70 mil m², no Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, com investimentos no valor de R$ 50 milhões e a geração de 520 postos de trabalhos diretos e indiretos. Na manhã desta quinta-feira, a diretoria da Krona Tubos e Conexões e o governo do Estado comemoraram o início das obras da unidade fabril da empresa em Alagoas, sendo final de 2011 o prazo para o funcionamento. A nova planta da Krona será construída em três fases, sendo primeiro a linha de produção, num galpão de 7 mil m², com investimento aproximado de R$ 30 milhões para a linha de produção de tubos de PVC. Na segunda fase, serão investidos R$ 10 milhões para a produção de caixa d’água, e na terceira etapa de implantação da Krona Nordeste compreenderá a produção de conexões, tornando-se a única fábrica desse porte na região Nordeste. Segundo o sócio-proprietário da Krona, José Armecides Gonçalves, tudo começou com a participação na feira de plástico Brasilplast, em 2009, quando os diretores foram abordados pelo governador de Alagoas para a implantação de uma unidade fabril. “Estamos iniciando um novo momento da Krona Tubos e Conexões, que demonstra o quanto acreditamos na região Nordeste. Por causa da confiança e credibilidade no governo de Alagoas e os incentivos concedidos – uma legislação arrojada -, Alagoas foi escolhida", destacou o diretor da Krona, que parabenizou a agilidade nos processos do projeto de incentivos. Na ocasião, o também sócio-proprietário da Krona, Mário Borba, explicou que estudaram a possibilidade de colocar a fábrica em outros estados nordestinos, porém, escolheram Alagoas por causa dos incentivos e a posição estratégica para atender todo o mercado Norte e Nordeste, que representa 25% das vendas da empresa. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Energia e Logística, Luiz Otavio Gomes, a escolha por Alagoas mostra a confiança que os empresários da Krona sentem pelo Estado. “Há planos de solicitar mais incentivos para a implantação de uma central de distribuição”, disse. “Para a vinda da Krona Nordeste, o Estado de Alagoas concedeu os incentivos governamentais – creditício, fiscal e locacional -, apoio em todo o processo de implantação, infraestrutura, segurança jurídica”, evidenciou o secretário. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, parabenizou os empresários da empresa pela confiança no governo de Alagoas e disse que a vinda da Krona para Alagoas cria um sentimento de orgulho para todo o setor produtivo local. Lyra também agradeceu o apoio da empresa ao Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás) pela doação de duas máquinas que servirão para a qualificação de mão de obra do setor plástico de Alagoas. “A vinda dessas indústrias foram conquistadas com muito empenho pelo governador quando esteve na Brasilplast 2009 em que manteve contato com diversos empresários”, destacou José Carlos Lyra. Para o representante da Braskem na cerimônia, Jorge Bastos, a vinda de uma fábrica da Krona é muito importante para Alagoas, para o desenvolvimento econômico. “Agradecemos ao governo de Alagoas que concede total apoio e atenção a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, e, por também acreditar no setor químico-plástico como indutor do desenvolvimento”, complementou Jorge Bastos.