Nesta sexta: Marechal ganha unidade do SAMU

O prefeito Cristiano Matheus e o governador em exercício, José Wanderley, inauguram nesta sexta-feira, às 11h, o 1º Ambulatório de Suporte Básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Marechal Deodoro. O secretário municipal de Saúde, Sival Clemente, desta o empenho do prefeito Cristiano Matheus, no atendimento a uma antiga reivindicação dos deodorenses. “O SAMU, graças ao emprenho do prefeito, junto ao governo do Estado, vem reforçar ainda mais o atendimento médico que realizamos no município. A implantação desse serviço em Marechal objetiva atender, exclusivamente, os casos de urgência e o atendimento só será feito mediante a ligação 192. Para comprovar a veracidade da solicitação será feita uma ligação para o numero que solicitou o serviço, para que tenhamos a certeza da ocorrência”, esclareceu o secretário de Saúde. O que é a SAMU? O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como missão prestar o socorro à população em casos de urgência e emergência. Atendimentos prestados O SAMU em Marechal Deodoro prestará os atendimentos nas ocorrências graves de acidentes com automóvel, moto ou bicicleta, espancamento, tentativa de suicídio, problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, traumas ou queimaduras, quadros infecciosos, trabalho de parto, hipertensivas, acidentes com produtos perigosos, e transferência de acidentes de uma unidade para outra, dependendo da gravidade do caso. A unidade é composta de uma ambulância, um condutor e um técnico em enfermagem.