Marechal Deodoro e Piranhas entram nos principais novos destinos do país

Nesta quinta-feira, durante plenária na Abav 2010, feira que acontece até esta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou da apresentação do Estudo de Competitividade de 50 novos destinos, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Marechal Deodoro e Piranhas, em Alagoas, estão contemplados na avaliação. "Estamos dando mais um passo para, no futuro, aumentar o número de destinos indutores, que hoje é de 65. Esse inventário produzido é uma forma de autoconhecimento. É muito difícil superar desafios sem esse tipo de avaliação. Ele ajuda a pensar como estamos e o que queremos ser. Além disso, através dos dados obtidos, podemos fazer um acompanhamento permanente", ressaltou Barretto. De acordo com o diretor de Capacitação, Qualificação e Promoção da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), Renato Lobo, que também é interlocutor do Programa de Regionalização do MTur em Alagoas, lembra que com os números apresentados é possível fazer um diagnóstico detalhado dos aspectos avaliados e construir um plano de trabalho nos municípios em parceria com a Setur-AL. Segundo Renato Lobo, o estudo do Ministério do Turismo e da FGV é de grande importância para os destinos no sentido de orientar o desenvolvimento de políticas públicas para o fortalecimento do turismo. “Iremos promover um encontro com representantes de Marechal Deodoro e Piranhas para formar um grupo gestor e programar atividades nas duas cidades”, afirma o diretor. A avaliação de Marechal Deodoro e Piranhas no Estudo de Competitividade foi positiva. Dos 14 itens avaliados a cidade de Marechal teve média alta em oito, principalmente em Cooperação Regional, Economia Local e Aspectos Culturais (acima da média brasileira). Já Piranhas teve cinco itens bem avaliados, como Aspectos Ambientais e Atrativos Turísticos. Luiz Gustavo, da FGV, explicou como funcionou a metodologia. Foram 750 dias de pesquisa de campo. Agora, com o documento em mãos, as cidades devem fazer todas as melhorias propostas para, só depois, pedir a inclusão nos destinos indutores. O Ministério do Turismo visa, com o Estudo de Competitividade, preparar a estrutura para ter bons produtos turísticos a fim de atender a demanda que surgirá com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Alagoas na Abav 2010 – Alagoas está participando da Abav 2010 com stand institucional da Setur-AL e a participação de empresários da hotelaria, Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH-AL), Semptur, Sebrae-AL e agências de viagens de Alagoas. A área se encontra no espaço exclusivo do Nordeste, parceria dos nove estados com a CTI-Nordeste, no pavilhão 2 do evento.