Governo assina ordem de serviço para saneamento no Francês

O governo do Estado assina, na tarde desta quinta-feira, a ordem de serviço para execução do Projeto de Esgotamento Sanitário do Francês, distrito do município de Marechal Deodoro. Orçada em R$ 9,7 milhões, a obra será realizada com recursos estaduais e federais, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e atenderá todas as unidades habitacionais do distrito. Serão construídos 18,5 quilômetros de rede coletora de esgoto, seis estações elevatórias, 1.859 ligações domiciliares, além de uma estação de tratamento e um laboratório de análise de esgotos, inédito em Alagoas, que beneficiarão cerca de 14,7 mil pessoas. A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e o projeto foi elaborado de acordo com a demanda habitacional fixa e flutuante do distrito, um dos mais movimentados do litoral alagoano. “O Francês é uma região turística em ascensão, possuindo muitas casas de veraneio e muitos terrenos ainda em processo de vendas. O projeto de esgotamento sanitário vai atender a todas as unidades habitacionais hoje existentes e ainda deixará os loteamentos à venda com os devidos pontos de instalação para atender aos futuros moradores”, explica o diretor de Planejamento e Projetos de Saneamento da Superintendência de Política de Saneamento da Seinfra, Jamerson Lima. Participam do evento desta quinta-feira, entre outras autoridades, o governador em Exercício de Alagoas, José Wanderley Neto, o secretário da Infraestrutura, Fernando Nunes, e o prefeito de Marechal Deodoro, Christiano Matheus. Saúde e turismo – O projeto de esgotamento do Francês vai reduzir a poluição nas praias da região, proporcionando mais saúde e conforto aos moradores e visitantes. Durante a execução da obra, será feito trabalho de conscientização com os moradores sobre a importância de uma cidade saneada. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que para cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados no tratamento de doenças. Além dos benefícios à saúde, a atividade turística na região também será beneficiada com a obra. “À medida que o esgoto é coletado, ele não fica mais a céu aberto, as praias ficam mais limpas e o índice de poluição das areias diminui, o que aumenta os atrativos da região”, diz a gerente de Gestão Ambiental da Superintendência de Política de Saneamento da Seinfra, Luciana Eugênia. Dentro de 60 dias, também deverá ser concluído o projeto de saneamento do município de Marechal Deodoro, desenvolvido pela Seinfra, junto com a Funasa e a prefeitura do município. O projeto prevê a construção de uma rede coletora de esgoto com cinco estações elevatórias e ligações domiciliares para o restante do município. “O Governo do Estado tem sido o grande parceiro do município de Marechal Deodoro, que se transformou num canteiro de obras. Com o saneamento o turismo e a geração de novos empregos para os deodorenses serão ampliados”, comemora o prefeito Cristiano Matheus.